sexta-feira, 18 de maio de 2012

Secretaria da Cultura lança a revista Helena

A Secretaria de Estado da Cultura lança neste sábado (19), às 10h30, no Museu Oscar Niemeyer, a revista Helena, criada para ser mais um canal de divulgação da cultura paranaense. A publicação traz análises críticas, resenhas, trechos literários, ensaios históricos e reportagens referentes às atividades artísticas do Paraná.
O nome é uma homenagem à escritora Helena Kolody, uma das principais poetas da nossa terra, e também à civilização helênica, berço da produção cultural ocidental. A publicação é trimestral e será distribuída gratuitamente para bibliotecas públicas do Paraná, além de espaços culturais públicos e privados. A revista também estará disponível nos sites http://www.cultura.pr.gov.br/, www.issuu.com/revistahelena e www.facebook.com/revistahelena. Também terá versão para tablets a partir de junho.
A edição número zero reúne textos e ilustrações de mais de 30 colaboradores, os quais abordam o legado deixado por Helena Kolody, que neste ano completaria 100 anos de nascimento, e também a influência grega no Paraná. Cada número terá um tema principal e serão convidados novos colaboradores.
Colaboraram na edição de lançamento Adelia Woellner, Eduardo Virmond, Nilson Monteiro, Luiz Claudio Oliveira, Arnoldo Monteiro Bach, Noel Nascimento, Manoel Coelho, Marta Morais da Costa, Alvir Riesenberg, Carlos Antunes, Elói Zanetti, Marcio Renato dos Santos, Edson Bueno, Arnoldo Monteiro Bach, Nego Pessoa, Dante Mendonça, Paulo Venturelli, Fábio Campana, Ulisses Iarochinski, Ricardo Freire, Luiz Postal, Nego Miranda e Kraw Penas, entre outros. Também há textos de Bento Munhoz da Rocha e Davi Carneiro, além de uma "conversa" entre Helena e Joaquim e Nicolau  - nomes de publicações culturais paranaenses do passado -, organizada por Adelia Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário