terça-feira, 29 de maio de 2012

Sonatas do romantismo interpretadas pelo pianista Luiz Guilherme Pozzi

O pianista paranaense Luiz Guilherme Pozzi, vencedor em mais de 10 concursos de piano no Brasil, mostra seu talento em recital na Capela Santa Maria, nos dias 30 e 31 (quarta e quinta), às 20h, dentro da programação da Série Música de Câmara. Os ingressos para o recital custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
O pianista abre o programa com a “Sonata Op. 5”, de Johannes Brahms, compositor alemão que compôs a obra em cinco movimentos com uma combinação magistral da arquitetura clássica rígida e um espírito romântico livre. A obra, escrita em 1853, traz motivos infundidos da “5ª Sinfonia”, de Beethoven, pelo qual ele tinha grande admiração.
Na segunda parte do concerto, Pozzi interpretará a temida “Sonata em Si menor”, de Franz Liszt. Obra de extrema virtuosidade, considerada a mais perfeita criação do compositor húngaro. Existe uma grande especulação em torno da origem desta peça, indicando que, influenciado pela leitura do clássico de Goethe, Liszt recontaria musicalmente a lenda de Fausto - o doutor que vende a alma ao demônio e ao final encontra a redenção pelo amor.
A “Sonata” de Liszt é uma das peças mais significativas, difíceis e complexas do repertório, constituindo-se em um desafio para todos os pianistas.
Natural de Cornélio Procópio (PR), Luiz Guilherme Pozzi é um dos mais destacados pianistas de sua geração. Estreou como solista de orquestra no ano 2000, com a Orquestra Sinfônica do Paraná, e desde então vem se apresentando frequentemente com vários outros grupos musicais.
Em 2011, Luiz Guilherme foi agraciado com uma bolsa de estudos integral para o doutorado juntamente com a oferta do cargo de professor assistente da Universidade Estadual da Pensilvânia (Estados Unidos). Na Alemanha foi classificado em 1º lugar com a nota máxima na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário