sexta-feira, 15 de junho de 2012

Fotos inéditas de Vladimir Kozàk em exposição no Memorial de Curitiba

Fotos inéditas do documentarista Vladimir Kozàk, que por meio da fotografia e da cinematografia tornou-se um dos nomes mais importantes para o conhecimento da etnografia do índio do Brasil, estão em exposição no mezanino do Memorial de Curitiba (rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico). A mostra, que permanece aberta ao público até o dia 15 de julho, foi organizada pelo fotógrafo, psicanalista e pesquisador Paulo Soares Koehler.
Para a exposição, efetivada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, Koehler selecionou 14 negativos que retratam aspectos da colônia alemã de Witmarsum (Palmeira - PR), e 16 negativos referentes a fotos de casamento realizado na colonia italiana de Santa Felicidade, em Curitiba, eventos captados na década de 1960. As obras integram o material doado para o Museu Paranaense, responsável pela proteção do acervo de Kozàk – constituído por mais de 20 mil registros, entre fotografias, filmes cinematográficos, desenhos, pinturas e objetos etnográficos –, em razão de o documentarista, falecido em 1979, não ter deixado herdeiros.
Os negativos foram restaurados, digitalizados e impressos na técnica de jato de tinta fine art, certificada para longa duração, em papel Hahnemuhle 308. “Com esta iniciativa, pretendemos resgatar uma amostra da obra fotográfica de Kozàk, pois seus registros fotográficos eram originalmente feitos para ilustrar trabalhos próprios ou de terceiros. Tais registros  requeriam a seleção de poucas impressões, mantendo a maioria de suas fotos sem revelação”, explica Koehler.
Com a divulgação desse acervo de imagens em forma de negativos, Koehler contribui para que a obra de Kozàk torne-se conhecida do público, além de ser fonte de pesquisa para cineastas, antropólogos, geógrafos, biólogos e historiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário