terça-feira, 26 de junho de 2012

Oscar de "Casablanca" pode sair por US$ 3 mi em leilão

(Reuters) - O Oscar de melhor diretor dado a Michael Curtiz por "Casablanca" vai a leilão na quinta-feira e pode sair por 2,5 a 3 milhões de dólares, segundo a casa de leilões Nate D. Sanders, de Los Angeles.
Curtiz, cineasta de origem húngara que morreu em 1961, recebeu esse Oscar em 1943. Em 2007, esse drama romântico ambientado no Marrocos durante a Segunda Guerra Mundial foi eleito pelo Instituto Americano do Cinema como o terceiro melhor filme dos últimos cem anos.
O troféu foi anteriormente vendido em 2003 pela Christie's ao ilusionista norte-americano David Copperfield, por 231,5 mil dólares. A Nate D. Sanders não revelou o nome do atual vendedor, e também não explicou os cálculos que levaram à nova avaliação.
Por causa de um acordo de 1950 entre ganhadores do prêmio e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, estatuetas do Oscar posteriores a essa data só podem ser vendidas à própria Academia, pelo valor simbólico de 1 dólar.
Mas vários Oscars pré-1950 têm sido leiloados nos últimos anos. Em dezembro, o Oscar dado a Orson Welles pelo roteiro de "Cidadão Kane" foi vendido por 861 mil dólares. Em 1999, o cantor Michael Jackson pagou 1,54 milhão de dólares pelo Oscar de melhor filme para "...E o Vento Levou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário