terça-feira, 31 de julho de 2012

Caixa Cultural Curitiba desvenda os segredos da arte contemporânea

A Caixa Cultural Curitiba promove, a partir da próxima segunda-feira (6) até sábado (11), o workshop "Para entender a arte contemporânea", ministrado pelo crítico de arte e curador paulistano Enock Sacramento. O curso apresenta um panorama abrangente das vanguardas históricas e da produção artística de ponta no atual setor das artes visuais.
O objetivo é fornecer, aos alunos, informações básicas sobre a arte contemporânea e seus antecedentes, preparando-os para uma convivência amigável com as manifestações contemporâneas das artes visuais, no Brasil e no mundo. Na apresentação dos temas, o orientador utilizará recursos de data show, com projeção de slides e vídeos.
Serão abordados temas fundamentais para a compreensão da arte contemporânea, entre eles o desenvolvimento da arte brasileira na primeira metade do século XX, os meios na arte e os conceitos de hibridação e contaminação na arte atual. Estes aspectos serão o foco dos dois primeiros dias do curso. Nos demais dias, a ênfase se dará na arte produzida a partir dos anos 1960 e nos diversos movimentos integrantes do que se convencionou chamar de arte contemporânea, entre eles op art, arte cinética, pop art, poéticas visuais, arte povera e hiperrealismo, entre muitos outros.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br. Serão admitidos os primeiros 125 interessados, sendo apenas uma inscrição por e-mail.
O professor - Professor de história da arte, Enock Sacramento é membro das associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. Participou de inúmeros júris de salões de arte e realizou curadorias de exposições no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Prefaciou cerca de 250 catálogos de exposições, publicou artigos na imprensa e 28 livros sobre arte e artistas brasileiros, entre eles “Arte Contemporânea”, em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário