segunda-feira, 30 de julho de 2012

Portão Cultural abre inscrições para dança de salão

Quem gosta de dançar terá uma ótima oportunidade para praticar e aprimorar seus conhecimentos. A partir desta quarta-feira (1°), o Portão Cultural abre as inscrições para o projeto “Um Sonho a Dois”, de dança de salão. As aulas, ministradas por Luiz Dalazen gratuitamente, acontecerão a partir do dia 5 de setembro, toda quarta-feira, em dois horários: 16h às 18h ou 19h às 21h.  Para que as aulas sejam melhor aproveitadas, só serão aceitas inscrições pares, sendo quinze homens e quinze mulheres, acima de 16 anos.
O projeto desenvolvido por Dalazen é pioneiro no país e busca ensinar a técnica da dança de salão com um viés mais cênico. Segundo o professor de dança, o objetivo principal é se distanciar da forma tradicional, onde o homem é sempre o responsável por conduzir a mulher, mas buscar desenvolver uma perspectiva de palco, onde a responsabilidade dos movimentos é de ambos. “Com isso é possível discutir os limites do quanto ‘desconstruir’ a técnica clássica da dança de salão, sem perder o seu caráter e identidade”, revela Luiz.
 Para participar das aulas não é necessário ter conhecimento prévio, basta ter disposição para aprender. Entre os gêneros que serão ministrados durante o curso estão o tango argentino, o bolero carioca e o samba de gafieira. No final da oficina, será montado um miniespetáculo com as técnicas que foram aprendidas.
Escolhido por edital do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, o projeto “Um Sonho a Dois” é desenvolvido em parceria com a Escola Cido Arruda Dança de Salão, onde Dalazen dá aulas. Com mais de dez anos de experiência em dança de salão, Luiz tem como foco de pesquisa a transposição coreográfica das técnicas do salão para o palco.
Formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, no Curso de Qualificação Profissional em Tango-Dança, Luiz Dalazen se especializou em Teoria e Movimento da Dança, com ênfase em Danças de Salão. O professor também conta com passagens pela Alemanha, Itália, Venezuela, Costa Rica, Uruguai, Paraguai e Argentina, onde esteve para realizar pesquisas e aprimorar seu conhecimento técnico e metodológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário