terça-feira, 28 de agosto de 2012

A música da renascença italiana em um raro recital de voz e viela

O termo exato é frótola. Um gênero da canção italiana, predominante do final do século XV a início do século XVI, que caracteriza-se por apresentar uma melodia dominante sob o acompanhamento de duas ou três partes baixas, vocais ou instrumentais. É a forma precursora do madrigal italiano. Há anos a italiana Vivabiancaluna Biffi dedica-se a este repertório realizando recitais solos de viela e voz pela Europa e América do Norte. Vivabiancaluna é a atração do Solo Música desta terça-feira (28), na Caixa Cultural, mostrando o programa “Fermate il passo” (Parar o passo), em que une a literatura à música, neste que é um recital absolutamente raro.  
No recital, Vivabiancaluna Biffi canta acompanhando-se da viela, um dos instrumentos antecessores do violino, em um programa que demandou dela cinco anos de análise e pesquisa musical. Traz obras dos compositores fundamentais de Frótola: Bartolomeu Tromboncino, Cara Marchetto e d'Francesco Ana, que criaram  música sobre poemas de Petrarca, Sannazzaro Jacopo, Pulci, Maquiavel, Poliziano e Serafino Aquilano. Um recital com canto e declamação, com um  programa estruturado em três atos: Por  do Sol, Noite e Amanhecer. “Os três atos descrevem um caminho perfeito e idealizado de amor, uma viagem no tempo hipotético”, explica Vivabiancaluna Biffi. Neste programa, “os textos descrevem um ideal de amor, dor, emoção e sentimento, que pode ser interpretado a partir de muitos pontos de vista diferentes”.
A apresentação de Vivabiancaluna Bifffi dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções, com ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário