quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Espaço Cultural BRDE mostra pinturas de Daniel Escudero

(AEN) - O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abre as portas do seu espaço cultural em Curitiba, o Palacete dos Leões, para o pintor e designer Daniel Escudero. A exposição “Endereços (In)Certos” segue até 27 de setembro e reúne 17 obras em tamanhos variados.
Escudero não possui formação artística de academia. Aos 13 anos, iniciou aulas de desenho e pintura, mas era preciso primeiro aprender as técnicas do desenho para depois começar a pintar. Não satisfeito, largou o curso e seguiu só a sua jornada. O artista diz acreditar que este é o motivo de sua obra ser tão particular. “Fui aprendendo no fazer. E, por simples falta de influência externa, esse isolamento imprimiu características sui generis à minha forma de pintar”.
Com uma técnica poética que leva o expectador ao paradoxo subjetivo de encontrar beleza no ordinário e leveza no pesado, Escudero busca compartilhar o seu olhar e mostrar a beleza do mundo. O conjunto de pinturas da mostra foi inspirado no calçamento das ruas que o artista percorre diariamente em Curitiba. Ora andando no centro da cidade, ora de ônibus ou de carro em direção aos bairros.
Palacete - Considerado por artistas e críticos um dos espaços culturais mais nobres da capital paranaense, o Palacete dos Leões, por si só, é uma obra de arte. Construído em 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005 como Espaço Cultural BRDE, o casarão já recebeu artistas de muitos segmentos. Além do incentivo a exposições, o espaço também é propício para apresentações musicais e lançamentos de livros.
O Palacete dos Leões fica na Avenida João Gualberto, 570, no Alto da Glória. O local possui estacionamento próprio e gratuito e a exposição estará aberta para visitação das 12h30 às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário