sábado, 18 de agosto de 2012

Paraná volta a ter Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo. Ao todo, será distribuído R$ 1,540 milhão para a produção de quatro filmes, sendo um longa-metragem e três telefilmes. O objetivo é fomentar a indústria audiovisual do Paraná. As inscrições seguem até 5 de outubro de 2012.
O fortalecimento do prêmio é uma das metas estabelecidas para a atual gestão da cultura. “Precisamos apoiar as produções audiovisuais paranaenses, pois temos um grande potencial nesta área e o prêmio colabora para este setor. São muitos os exemplos de filmes que conseguiram projeção nacional e que contaram com recursos do prêmio”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.
Podem concorrer empresas de produção audiovisual independentes que estejam sediadas no Paraná há no mínimo dois anos e possuam registro na Agência Nacional de Cinema (Ancine). O diretor da obra e pelo menos três componentes da equipe básica devem morar no Paraná, bem como, no mínimo, 70% do elenco do filme.
 Essa iniciativa contribui para o audiovisual não só como uma manifestação artística, mas também como um negócio, capaz de proporcionar renda para quem trabalha no setor”, diz Viapiana.
Os projetos inscritos podem contemplar as modalidades de ficção, documentário ou animação, de temática livre, e devem ser inéditos. A inscrição será feita mediante envio do projeto técnico e da documentação para habilitação da empresa proponente. Isso inclui roteiro com divisão de cenas e diálogos, argumento ou storyboard.
Na inscrição, o plano de produção também deve ser detalhado, com orçamento e cronograma de realização, obedecendo ao prazo máximo de 18 meses para a finalização da obra. Todos os detalhes estão no edital publicado no site da SEEC.
O prêmio - Instituído pela Lei n.º 14.279, o prêmio teve três edições. Na primeira, em 2004, foram selecionados: “Corpos Celestes”, longa-metragem de Fernando Severo e Marcos Jorge, e os curtas “Caminho da Escola”, de Heloisa Passos, “Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná”, de Guto Pasko, e “O Coro”, de Werner Schumann.  Na segunda edição, os selecionados foram “Mistéryos”, longa dirigido por Beto Carminatti e Pedro Merege Filho, e os telefilmes “Belarmino e Gabriela”, de Geraldo Pioli, “Guerra Dentro da Gente”, de Paulo Munhoz, e “Amadores do Futebol”, de Eduardo Baggio.
A última edição do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo foi realizada em 2008. O longa vencedor foi "Curitiba Zero Grau", de Eloi Pires Ferreira, que estreou nos cinemas nesta sexta-feira (17). Os três telefilmes classificados foram "Deserto D'Água", documentário de Heloisa Passos, "Geada Negra", documentário de Adriano Luís Andrade Justino, e "Gol a Gol", ficção de Adriano Esturilho e Fábio Allon.
Mais informações: (41) 3321-4783 / 3321-4773.

Nenhum comentário:

Postar um comentário