quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Portão Cultural apresenta exposição de videoarte de artistas colombianos

A exposição “Videodrama”, que será aberta nesta quinta-feira (19), às 19h, no Centro de Arte Digital - Portão Cultural, reúne trabalhos em videoarte de artistas colombianos. Com curadoria de Santiago Rueda, os vídeos tratam de temas diversos como a “pornomiséria”, a política sexual, o militarismo e a excessiva teorização da arte contemporânea. O curador estará na abertura para uma visita guiada e um bate-papo com o público.
Os artistas que participam da exposição são Fernando Arias, La Fulminante, Colectivo Zunga, Sandra Renfigo, Julián Santana, Elkin Calderón, Oscar Salamanca e o coletivo La VirgendelMilagro. Curador independente, Santiago Rueda é também historiador e crítico de arte. Recebeu prêmios por seus ensaios sobre a arte colombiana. Seu livro mais recente é “Furor Mineral: A idade da terra, última pelicula de Glauber Rocha” (2012).
Rueda explica que “Videodrama reflete sobre a longa história nacional de colonialismos sobrepostos e a experiência cultural de um país que vive em desespero, cumplicidade e criatividade frente às pressões da economia internacional, a corrupção política, a guerra civil, o contrabando, o tráfico de drogas e outros males”. A exposição permanecerá em cartaz no Portão Cultural até 21 de outubro. Paralelamente serão realizadas mesas-redondas com Santiago Rueda em outros espaços culturais: dia 21 de setembro, às 18h30, no auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e dia 25, às 19h, no Sesc Paço da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário