terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seminário apresenta novas pesquisas sobre patrimônio cultural de Curitiba

A Fundação Cultural de Curitiba promove nesta semana, de 26 a 28 de setembro, no Memorial de Curitiba, o II Seminário de Patrimônio Cultural, com apresentação de trabalhos e pesquisas incentivados pelo Fundo Municipal da Cultura. Os projetos têm como produto final livros e documentários sobre diferentes aspectos da cultura e da história de Curitiba, que serão lançados durante o evento. Também haverá palestras com especialistas convidados, entre eles o promotor de justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, do Ministério Público de Minas Gerais, e os professores José Reginaldo Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Henrique Carneiro, da Universidade de São Paulo.
As palestras com os convidados são sempre às 14h. Na sequência, são apresentados os trabalhos contemplados pelos editais de patrimônio cultural do Fundo. Nesta segunda edição do seminário, serão apresentadas as pesquisas “A estrada do Assungui” e “Retratos do Belém: a trajetória de um rio urbano”, de Gabriel Gallarza Rossi, “Nossa Senhora da Luz dos Pinhais: padroeira e testemunha da fundação e do desenvolvimento de Curitiba”, de Renata Simone Domit, “Arruda, reza e agulha: o caminho da cura pelas benzedeiras tradicionais de Curitiba”, de Victor Augustus Silva, “Garibaldis e Sacis: uma iniciação à alegria”, de Julia Basso Driessen, “Costura secreta”, de Luciane Falcon Anselmi, “Diz-me o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade”, de Juliana Cristina Reinhardt, e “Bar Palácio: uma história de comida e sociabilidade em Curitiba”, de Marina Corção. 
Na abertura, no dia 26, às 14h, o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda apresenta o tema “O inventário como instrumento de proteção do patrimônio cultural brasileiro” e lança o seu livro “Estudos de Direito do Patrimônio Cultural”. No dia 27, às 14h, o professor José Reginaldo Gonçalves aborda em sua palestra o tema “Antropologia do espaço: arquitetura, urbanismo e preservação”.  No dia 28, no mesmo horário, Henrique Carneiro discorre sobre “Alimentação, entre o gosto dos sabores e os significados simbólicos”.  
Veja a programação completa: bit.ly/Rf1YIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário