quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Espetáculo teatral Guernica estreia no Miniguaira

Há exatos 75 anos a cidade de Guernica (País Basco) foi bombardeada pelas forças nazistas. O objetivo era testar um equipamento bélico que seria usado pouco depois na Segunda Guerra Mundial. Centenas de pessoas morreram naquele que foi considerado o primeiro grande bombardeio moderno. No mesmo ano, em 1937, Pablo Picasso retratou em um painel, chamado Guernica, os horrores sofridos pelos moradores da cidade. O episódio também é contado no espetáculo homônimo do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, e que será encenado em Curitiba pelas mãos do diretor Cesar Almeida e produção da Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo. A temporada ocorre de 9 de novembro a 2 de dezembro, no miniauditório do Teatro Guaíra.
Com incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, o espetáculo integra o projeto Guerra de Arrabal, que tem coordenação de Isidoro Diniz, cujo objetivo é o estudo e encenação contemporânea da obra de Arrabal, um dos autores mais encenados no mundo.
O espetáculo “Guernica” - interpretado Regina Vogue, Iria Braga, Maurício Vogue, Diogo Biss e Renato Sbardelotto - conta a história de um casal que vive na pele os horrores da guerra: a mulher fica soterrada sob os escombros da própria casa após um ataque aéreo na cidade de Guernica. O marido tenta, em vão, resgatá-la daquela situação. Enquanto isso, um escritor e um jornalista acompanham, sem interferir, o drama vivido pelo casal.
Na montagem, o diretor Cesar Almeida costurou a obra original de Arrabal com textos próprios e outros de autoria de Étienne de La Boétie, escritos no século 16, e ideias do filósofo Krishnamurti. Com isso, ele dá vida a uma obra voltada a explorar os motivos que nos levam à necessidade de guerrear. Um espetáculo filosófico que apresenta reflexões sobre a contemporaneidade em seus aspectos mais profundos: como ser feliz em um tempo em que a felicidade tornou-se sinônimo de consumo. “Esse espetáculo retrata o ser humano de uma maneira muito clara, nesses tempos de informação exagerada, onde todo excesso também nos reduz à nossa solidão cheia de comunicação, desprovida de afeto ou toque”, diz Almeida.
A Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo já encenou outras peças de Arrabal, como "Fando e Lis" (2006), "Oração" (2007) e “A Bicicleta do Condenado” (2008). Com o espetáculo “Guernica”, a companhia dá início a mais uma etapa do trabalho com Arrabal, focando os textos do autor que retratam guerras. Em 2013 será a vez de “Piquenique no Front” ser levada aos palcos. 
As apresentações de “Guernica” acontecem às sextas (21h), sábados (18h e 21h) e domingos (20h) e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, para estudantes, idosos e doadores de sangue). Informações: 3304-7900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário