sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Na Capela Santa Maria, óperas em português do final do século XVIII

Uma raridade histórica. Duas óperas luso-brasileiras não apresentadas no país há pelo menos 200 anos, compostas em fins do século XVIII. Assim são as óperas “Saloia Namorada ou O Remédio é Casar”, do compositor português Antonio Leal Moreira com libreto do brasileiro Domingos Caldas Barbosa, e “O Basculho de Chaminé”, de Marcos Portugal, com libreto de Giuseppe Maria Foppa, ambas encenadas em um só espetáculo nos próximos dias 24 e 25 de novembro (sábado às 2h e domingo às 19h), com ensaio aberto no dia 23, às 15 horas, dentro da Série Ópera Ilustrada, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Possível graças ao Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, as óperas têm direção musical de Ricardo Bernardes e direção cênica de Flávio Stein.
A montagem destas óperas relaciona-se diretamente com descobertas recentes de manuscritos e obras do passado. “Os gêneros que combinavam teatro e música nos tempos coloniais , tanto nas casa de ópera no Brasil quando nos teatros públicos e de corte em Portugal, eram as óperas sérias italianas baseadas em textos de Pietro Metastasio ou em comédias ao estilo de Pietro Goldoni. Contudo, em meio a um meio musical dominado pela representação de autores italianos, ou de obras de autores portugueses em estilo e língua italianas, havia uma produção de teatro de ópera em língua portuguesa”, explica Ricardo Bernardes.
Para o diretor cênico Flávio Stein, o que se torna interessante nesta montagem, além de se conhecer a estética vigente no Brasil Colonial, é ouvir as óperas em português, não bastasse a qualidade musical de ambas as óperas.
A montagem curitibana, produzida por Alvaro Collaço, tem como cantores Bruno Spadoni, Chrystian Segalla, Isis Jarnicki de Carvalho, Márcia Kayser, Adriano João Soares e Ailson Martins. E os músicos Ricardo Bernardes, que dirige o grupo ao cravo, Atli Ellenderson e Paulo Hubner, violinos; Flávia Motta, viola; Thomas Jucksch, violoncelo; Kiko Vargas, contrabaixo; Zélia Brandão, flauta, e Tadeu Malaquias e Isaque Santos Silva, trompas. Os figurinos são de Eduardo Giacomini.
Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro, rua Conselheiro Laurindo, 273, a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Informações pelo fone 3321-2840.

Nenhum comentário:

Postar um comentário