quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Restaurador italiano Nicholas Castelli ministra curso na Biblioteca Pública do Paraná

No mês de dezembro, a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública do Paraná traz a Curitiba o restaurador Nicholas Castelli. Nascido em Turin, Itália, Castelli ministra uma palestra e um curso de restauração e conservação de livros. A realização dos eventos está sujeita a um número mínimo de inscrições para o curso prático.
A palestra, com o tema “Para Uma Melhor Conservação e Conscientização de Uso dos Livros nas Bibliotecas”, terá tradução simultânea e acontece no dia 10, das 9h às 12h, no auditório Paul Garfunkel, com entrada franca. Durante a palestra, Castelli falará sobre a sensibilização e utilização consciente dos livros, voltada para a preservação. Também serão discutidos temas como ações de sensibilização para a utilização adequada dos livros, manuseamento correto e agentes nocivos de degradação.
Já o curso “Trabalhos de Restauro e Conservação de Papel” acontece entre 10 e 13. Entre as atividades práticas, o curso prevê a análise dos principais problemas na forma de livros e documentos em papel. O alunos também poderão levar documentos com perdas (amarelados, rasurados, etc.), que terão seus problemas discutidos e analisados por Castelli. Outros tópicos a serem vistos, são: “o problema das etiquetas”, “Biodegradação de arquivamento”, “Xilófagos e insetos”, etc.
Inscrições e informações: até 4 de dezembro de 2012. Contato: Bety de Luna (41) 3221-4988/ betyluna@bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário