terça-feira, 25 de junho de 2013

“América do Sul e o Violão” na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta quarta-feira (26), o show de lançamento do álbum “América do Sul e o Violão”, de Luiz Cláudio Ribas Ferreira. O repertório do show conta com as obras “Elogio de La Danza”, de Leo Brower; “Prelúdios 1 e 5”, de Heitor Villa-Lobos; “El Último Trêmolo”, de Agustin Barrios; “Demian”, de Jaime Zenamon; e “Trez Piezas Rioplatenses”, de Máximo Pujol
O álbum, o segundo volume da coleção, conta a história da América do Sul e de seus principais compositores violonistas, de 1900 a 1990. Em cada um dos dois volumes, uma diferente fase de cada um dos compositores é mostrada. O repertório completo do volume II é composto pelos cinco prelúdios para violão solo de Heitor Villa-Lobos; as Valsas 3 e 4 do Opus 8, de Agustin Barrios; as Trez Piezas Rioplatenses, de Máximo Pujol; e Demian de Jaime Zenamon, composta em 7 movimentos. O trabalho é inédito no país e na América do Sul.
Luiz Claudio conta que o projeto de gravar os dois CD teve, como objetivo, pontuar contrastes entre os “compositores violonistas” escolhidos e suas diferentes fases musicais. “Penso que, reunindo os compositores originais para violão e seus estilos, automaticamente se estabelece, através da audição, semelhanças, diferenças, contrastes e ritmos, que acabam por informar ao público o que existe dentro destas culturas”, destaca o músico. “Meus trabalhos de gravação solo (são quatro no total), além de inéditos no país, têm sempre um cunho histórico, analítico e estético envolvidos. Isto significa que não é só a performance solo que é preeminente, mas também um contexto educativo”, completa.

O músico - Luiz Cláudio Ribas Ferreira, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, teve sua formação musical com Valdomiro Prodóssimo e Henrique Pinto. Estudou violão com o alemão Hubert Kappel e com o inglês Robert Brightmore; história e ornamentação de música antiga com o holandês Jacques Ogg e com o brasileiro Osvaldo Colarusso.
Vencedor de vários concursos, entre eles o “Jovens Concertistas Brasileiros”, “Isaías Sávio”, “Abel Carlevaro”, “Soroptimist International” e para docência em instituições brasileiras. Gravou trabalhos para rádio e televisões brasileiras, bem como LP e CD. Seus trabalhos incluem também arranjos e produções de música brasileira em CD e DVD como regente junto à Orquestra de Violões da EMBAP no Paraná. Como solista, este é o seu quarto disco e, atualmente, é doutorando em música junto à UFRGS.

A Caixa Cultural Curitiba está situada na rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro e os ingressos para esta apresentação custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia e correntistas Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário