sexta-feira, 14 de junho de 2013

Espetáculo infantil "Olho d´Água" chega aos palcos de Curitiba

A peça “O Olho D´Água”, com texto e direção de Fátima Ortiz, da companhia Pé No Palco, premiada com o Troféu Gralha Azul 2007, como melhor espetáculo para crianças, integra neste mês a programação cultural da primeira edição do “Brinque - Festival de Teatro Infantil”, que segue até dezembro. Com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Montenegro Produções Cultural e com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, a montagem ficará em cartaz nos próximos dias 15 e 16 de junho, no Teatro Bom Jesus (rua 24 de Maio, 135), às 16 horas.
O espetáculo conta a história de um grupo de artistas viajantes de lugares e de tempos diferentes que procuram o primeiro olho d’água que se escondeu no planeta, para plantar na sua nascente, as flores que farão a água brotar para sempre. Os personagens, durante o caminho, vivem as emoções, sonhos, encontros e desafios. “O Olho D´água” enfatiza o imaginário da criança ludicamente oferecendo-lhe estímulos para buscar posturas reflexivas e autenticidade. O foco da peça é na valorização da natureza e, principalmente, as informações para as crianças sobre os cuidados com a água do planeta. Os ensinamentos permeiam todo o texto e ainda fazem um paralelo com o sentimento humano.
Com a proposta de contribuir para a formação de jovens plateias e incentivar o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical, o Brinque pretende voltar às atenções para o teatro infantil, gerando novas oportunidades, além de democratizar o acesso à cultura para as crianças.  Os espetáculos selecionados para compor a programação trazem temas atuais e pertinentes à família contemporânea de forma responsável e divertida, utilizando estéticas e dramaturgias mais apuradas e inovadoras. “O festival propõe ao público uma aproximação com esta linguagem, onde se possa mostrar e refletir sobre a importância da arte de fazer e frequentar o teatro direcionado à criança. O Brinque nasceu com a ideia de renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento”, comenta Carolina Montenegro, idealizadora do festival.
A mostra também incentiva a integração social, uma vez que todos os espetáculos trarão montagens exclusivas para espaços parceiros do Hospital Pequeno Príncipe.

Pé no Palco - A história da escola Pé no Palco começa em 1995. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Fátima Ortiz inicia as atividades da primeira turma dos Cursos Livres de Teatro, as aulas aconteciam no Teatro Novelas Curitibanas. O crescimento das atividades inspira a formação de novos professores e também de uma Companhia estável de Teatro. Em 2001, foi constituída a pessoa jurídica Pé no Palco Atividades Artísticas e o Círculo de Encenação e Pesquisa, Companhia estável de Teatro com a direção e coordenação de Fátima Ortiz.

Informações sobre ingressos: 3315-0808 ou www.facebook.com/festivalbrinque

Nenhum comentário:

Postar um comentário