domingo, 30 de junho de 2013

Festas Populares inspiram exposição na Sala do Artista Popular

Nesta terça-feira (2), às 17h30, na Sala do Artista Popular, abre a exposição “Festas Populares Paranaenses: Um Olhar de Giane Fischer”. A mostra fica em cartaz até 30 de agosto e a entrada é gratuita.
Para compor a exposição foram escolhidas quatro festas populares paranaenses: o Fandango, a Folia de Reis, a Festa do Divino Espírito Santo e a Congada. A escolha reforça a ideia de que o Paraná é um estado multicultural.

O Fandango – herança dos primeiros colonizadores ibéricos – tem suas danças e cantos ligados aos afazeres cotidianos. Historicamente é associado aos trabalhos coletivos das comunidades litorâneas do Estado. Já a Folia de Reis, que geralmente tem início no dia 24 de dezembro e vai até 6 de janeiro, celebra o nascimento de Jesus Cristo.
A Festa ou Folia do Divino Espírito Santo, que comumente ocorre no mês de maio, celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus, o Pentecostes. No cortejo, grupos de rezadores vão de casa em casa com bandeiras e estandartes celebrando o poder do Espírito Santo, representado por uma pomba. A Congada é uma festa relacionada ao culto de São Benedito e narra as desavenças entre a Corte do Rei do Congo e da Rainha Ginga de Angola, nas quais os grupos “disputam” a primazia nas celebrações ao santo.

A artista - Giane Fischer, artista visual paranaense, possui trabalhos de pintura, gravura e escultura em papel machê já bastante conhecidos pelo público. A partir de estudos acadêmicos da arte e o conhecimento da estética da arte popular, tem realizado trabalhos com temas populares.

A Sala do Artista Popular está situada na rua Saldanha Marinho, s/nº (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Informações:3321-4743 ou www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário