segunda-feira, 17 de junho de 2013

Paisagens construídas por processos poéticos integram mostra no Museu da Fotografia

O Museu da Fotografia Cidade de Curitiba recebe nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, a exposição coletiva “Caixa D’Água”, que reúne fotografias e vídeos dos artistas Fábio Noronha, Gabriele Gomes, Juliana Gisi e Cintia Ribas. O tema central da mostra é a paisagem, que obtém diferentes construções, influenciadas pela diversidade poética dos artistas. Na ocasião, será lançado o catálogo da exposição. A entrada é franca.
Na linguagem visual de “Caixa D’Água”, as produções fotográficas são constituídas a partir de projeção de imagem com a utilização de projetor e retroprojetor. É uma técnica impregnada de procedimento poético, que usa elementos extraídos de imagens e impressos em livros, revistas, jornais, fotografias e figuras de propaganda, incorporadas de forma minuciosa, confundindo o artifício do recorte e sua transferência.

Os artistas – Formada em Pintura e com especialização em Poéticas Visuais pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap, Cintia Ribas participou de várias exposições, sendo que se dedica à pesquisa e a projetos em diversas linguagens das artes plásticas. 

Juliana Gisi, artista plástica e doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap, mesma instituição na qual realizou especialização em História da Arte do Século XX. Atuando como professora na Universidade Federal do Paraná, tem experimentos nas artes, principalmente em fotografia.

Doutor em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o artista plástico Fábio Noronha é professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na qual se graduou em Pintura e especializou-se em História da Arte do Século XX.

A curitibana Gabriele Gomes estuda Artes Plásticas no Istituto per l´Arte e il Restauro (Florença/Itália) e na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap. A artista integra mostras de arte contemporânea dentro e fora do país, das quais se destacam a 3º Bienal de Artes Visuais do Mercosul (Santander Cultural, Porto Alegre/RS, 2001) e Arte Brasileño de Hoy (Sala de Armas da cidade de Pamplona, Espanha). Em 1997, recebeu o Prêmio do Programa Abra/Coca-Cola de Exposições (Paço das Artes, São Paulo/SP).

A mostra coletiva “Caixa D’Água” pode ser visitada até dia 18 de agosto no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba (Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro), de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados de domingos, das 12h às 18h, com entrada franca. Informações: 3321-3260.

Nenhum comentário:

Postar um comentário