quinta-feira, 13 de junho de 2013

TSOL com a formação original pela primeira vez em Curitiba

O T.S.O.L. (True Sounds of Liberty) é uma das mais importantes bandas do punk rock americano, constantemente citada como uma das 5 bandas mais representativas do estilo ao lado de verdadeiras lendas como Dead Kennedys, Misfits, Ramones e Agent Orange. Eles se apresentam em Curitiba, no John Bull Pub no próximo domingo (16).
Formado em 1978 na cidade de Long Beach, sul de Los Angeles, o grupo lançou em 1981 seu primeiro álbum “Dance With Me” e a mistura de punk rock, hardcore e nuances góticas causaram grande impacto na cena punk rock de Los Angeles e consequentemente em todo país junto a punk rockers, skatistas e surfistas. O impacto do grupo no início da década de 1980 foi tão grande que bandas do calibre de Slayer já prestaram tributo ao TSOL, regravando suas músicas. Também é seguro dizer que se não fosse pela fase punk do TSOL, grupos como The Offspring e Pennywise não existiriam hoje, pois ambos sempre nomearam o TSOL como uma de suas maiores inluências.
O baixista Jay Bentley (Bad Religion) e Rikk Agnew (The Adolescents) também chegaram a integrar o TSOL por breves períodos e músicos como Brett Gurrewitz (Bad Religion) e Dexter Holland (The Offspring) foram os maiores incentivadores para que a fase punk rock do grupo voltasse a vida no início dos anos 2000, relançando velhos clássicos e dando vida a novos álbuns através de suas gravadoras (respectivamente Epitaph e Nitro Records). O excelente “Divided We Stand” (2003) é um destes lançamentos e pode ser considerado um dos melhores da banda. No Brasil o grupo ganhou grande reconhecimento nos anos 1980 ao ter sua música “Flowers By The Door” como trilha de abertura do lendário programa de skate Grito da Rua. A faixa pertence à segunda reencarnação da banda (que já não trazia mais o vocalista original Jack Grisham e o baterista Todd Barnes que se desligaram do grupo alegando diferenças musicais) e optou por trilhar um caminho mais rock n’ roll e que, apesar de ter ganho reconhecimento de grupos como Guns N’ Roses (o baterista original Steven Adler usa uma camiseta do TSOL no clipe de “Sweet Child O’Mine”) e Red Rot Chilli Peppers (com quem fizeram diversas turnês nos anos 1990), o grupo acabou tendo um breve sucesso na cena “hair metal” de Los Angeles e chegou a visitar o Brasil diversas vezes.
No entanto, o que veremos nos shows da Argentina e Brasil em junho de 2013 será a fúria skate punk característica da fase original do grupo, formado por Jack Grisham (vocais), Ron Emory (guitarra), Mike Roche (baixo), Tiny Biuso (bateria) e Greg Kuehn (teclados).

O John Bull Pub está situado na rua Mateus Leme, 2204, Centro Cívico. As portas serão abertas às 19h e o show é restrito a maiores de 18 anos comprovados (menores apenas acompanhados dos pais ou responsável legal). Informações sobre ingressos: 3252-0706 ou https://ticketbrasil.com.br/show/tsol-pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário