sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cinemateca apresenta mostra de filmes do Litercultura

A Cinemateca de Curitiba terá neste sábado e domingo (dias 17 e 18 de agosto) uma mostra de filmes que representam a integração de linguagens entre cinema e literatura. A mostra faz parte da programação do Litercultura, festival literário que acontece neste final de semana, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A entrada é franca.
Na programação estão dois longas-metragens baseados em obras de Guimarães Rosa e Graciliano Ramos, além de uma série de seis curtas-metragens que se valem da linguagem poética para criar suas narrativas. Entre os longas, “Mutum” (2007), de Sandra Kogut, é a tradução audiovisual de um dos capítulos do livro “Campo Geral”, que apresenta um retrato das gentes e paisagens do interior mineiro do ponto de vista de Thiago, um garoto de dez anos que vive com sua família isolados no sertão.
O outro filme, “São Bernardo”, de Leon Hirzsman, é baseado na obra homônima de Graciliano Ramos. Hirzsman (1937-1987) realizou uma das melhores adaptações literárias do cinema brasileiro, vencendo vários prêmios, como o Margarida de Prata da CNBB, o Air France e o INC (Instituto Nacional do Cinema). Desafiando as limitações de um orçamento reduzido, Hirszman reafirma as principais propostas do Cinema Novo, apostando no realismo crítico e na análise social, sem abrir mão de uma rigorosa intuição artística. “São Bernardo” narra a ascensão e queda do fazendeiro Paulo Honório (interpretado pelo ator Othon Bastos), sintetizando as contradições históricas de um país que, no momento de sua realização, enfrentava a ditadura militar.
Na série de curtas, “O Poeta do Castelo, com Manuel Bandeira encenando a si próprio, reforça a sobriedade e a simplicidade dos versos do poeta. O anárquico “Assaltaram a Gramática” antecipa a linguagem do videoclipe ao apresentar poetas marginais brasileiros de forma ficcional e performática. Em “Soneto do Desmantelo Blue”, Cláudio Assis traduz ritmicamente a visualidade e a plasticidade da poesia de Carlos Pena Filho. A animação “Patativa” busca inspiração no cordel para narrar a vida do poeta cearense Patativa do Assaré. Já “O Dono da Pena” faz uma transposição literal do poema do goiano Marcos Calado. Em “Caramujo-flor”, o prazer da palavra encontrado em Manoel de Barros ecoa em imagens sensuais e surreais criadas por Joel Pizzini.

Programação:

dia 17 – 10h
MUTUM (RJ, 2007 – ficção – cor – 89 minutos – dvd). Direção: Sandra Kogut.
Classificação livre

dia 18 – 10h
O POETA DO CASTELO (RJ, 1959 – 12 minutos – documentário –p&b – dvd). Direção e Roteiro: Joaquim Pedro de Andrade.
ASSALTARAM A GRAMÁTICA (RJ, 1984 – 13 minutos – documentário – cor – dvd). Direção: Ana Maria Magalhães.
SONETO DO DESMANTELO BLUE (PE, 1993 – 9 minutos – ficção – cor/p&b – dvd). Direção: Cláudio Assis.
PATATIVA (CE, 2001 – 9 minutos – animação – cor – dvd). Direção: Ítalo Maia
O DONO DA PENA (GO, 2005 – 10 minutos – ficção – p&b – dvd). Direção: Cláudia Nunes.
CARAMUJO-FLOR (MS, 1988 – 20 minutos – experimental/ficção – cor – dvd). Direção: Joel Pizzini.
Total do programa: 73 minutos
Classificação 12 anos

dia 18 – 14h
SÃO BERNARDO (AL/RJ, 1972 – 114 minutos – ficção – colorido – dvd). Direção: Leon Hirszman. Elenco: Othon Bastos, Isabel Ribeiro, Vanda Lacerda.

Classificação 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário