segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Compositor de 25 anos vence bienal de música sinfônica

O jovem compositor Igor Leão Maia, de 25 anos, de Campinas, venceu a segunda edição da “Bienal Música Hoje”, com a obra “De Profundis”. Esta é a segunda edição da competição promovida pelo Teatro Guaíra em parceria com a Universidade Federal do Paraná. O objetivo é fomentar a produção de música sinfônica brasileira e criar oportunidade para o surgimento de novos compositores.
O anúncio do vencedor foi feito na manhã deste domingo (25), no fim do concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Márcio Steuernagel, que encerrou a Bienal.
A obra “De Profundis” é inspirada no salmo 130 (“De profundis clamavi ad te, Domine" - Das profundezas clamo a ti, ó Senhor). Além do prêmio de R$ 5 mil, o compositor terá a partitura de sua obra editada pela UFPR e incluída no repertório de 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Maia, apesar da pouca idade, acumula em seu currículo, outros prêmios como o Prêmio BMI Student Composer Award (EUA) e o Prêmio de Composição Clássica da Funarte, ambos em 2010. Em 2012 e 2013, recebeu encomendas do Reconsil Ensemble (Austrália), Konart Duo (Espanha) e o Quarteto Cerrado (Brasil). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário