sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Compositor paulista lança CD no Teatro do Paiol

O rock provocativo do compositor paulista Rafael Castro é a atração do Teatro do Paiol, às 21h deste sábado (17). O artista lança seu primeiro álbum – intitulado “Lembra?” – com espetáculo que tem a participação dos instrumentistas Fabiano Boldo (baixo), Filipe Franco (guitarra) e Ítalo Ribeiro (bateria). São 14 composições inéditas que mostram o amadurecimento musical de Rafael Castro e sua destacada posição na novíssima geração do rock nacional. O músico utiliza uma guitarra que ele próprio construiu e batizou de Alemão 1.
O álbum é uma conquista obtida depois de uma extensa obra autoral digital. Nascido em Lençóis Paulista, cidade do interior de São Paulo, Rafael Castro possui nove registros, entre EPs (extended play) e discos digitais, nos quais são abordados temas como a miséria, a doença, o lixo e os desastres naturais. Em sua discografia online, disponível no site http://rafaelcastro.com.br, o compositor paulista navega por fases criativas e estéticas bem definidas.
No início de sua carreira, Rafael era obcecado por arranjos rebuscados. Depois, desfoca um pouco a questão instrumental e passa a se dedicar a canções, letras e simplificação dos arranjos. Não por acaso, naquela época, buscava inspiração em alguns dos trabalhos de Jards Macalé, Caetano Veloso e Gilberto Gil. São dessa fase os discos Amor, Amor, Amor (2008) e Maldito (2008). Nesse mesmo ano, com a publicação da obra no Myspace, vieram os primeiros shows, passando a tocar no circuito universitário e independente, clubes underground de São Paulo e casas de show pelo Brasil.
Posteriormente, o compositor explorou temas como bucolismo e raiva nos álbuns digitais “Raiz” (2009) – que traz sonoridade orgânica, sem bateria e guitarra, apenas com percussões, viola, violão, cavaquinho e sanfona –, em contrapartida a “O Estatuto do Tabagista”, lançado simultaneamente, com elétrico distorcido. Em 2010, Rafael realizou dez espetáculos na Região Sul, em turnê patrocinada pelos fãs. No mesmo ano, fez 20 shows de rua, com gerador de energia em praças, calçadas e lugares abandonados, no esquema guerrilha, o que gerou diversas matérias em blogs e jornais.
Em 2011, Rafael foi um dos organizadores das famosas festas no Ap80, em São Paulo, onde além de tocar diversas vezes, promoveu apresentações de importantes artistas e bandas independentes como Curumin, Leo Cavalcanti, Filipe Catto, Bluebell, Barbara Eugênia e Tulipa Ruiz. Lançou, no final de 2011, o EP RC Canta RC, com versões de Roberto Carlos, pela Traquitana Discos, sendo um dos recordistas de download do selo.
No primeiro álbum a contar com uma edição em CD – “Lembra?” –, Rafael revela o caminho percorrido em seis anos de carreira, em um disco que cristaliza seus experimentos.  Na gravação, o músico de 26 anos de idade assume guitarra, baixo, bateria, teclado e efeitos, ou seja, todos os instrumentos do disco.


Os ingressos para o show de Rafael Castro custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Informações: 3213-1340. Para saber mais: http://rafaelcastro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário