sábado, 24 de agosto de 2013

Concerto da Sinfônica do Paraná encerra a Bienal Música Hoje

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no próximo domingo (15), às 10h30, no Teatro Guaíra, em Curitiba, sob a regência do maestro Márcio Steuernagel e com a participação do violinista Alessandro Borgomanero. O concerto marca o encerramento do “II Concurso Nacional de Composição Música Hoje”.
A segunda edição da Bienal Música Hoje, promovida pelo Teatro Guaíra, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, termina com a apresentação das obras selecionadas “A Menina que Virou Chuva”, de Valéria Bonafé; “De Profundis”, de Igor Maia e “O Diálogo entre Vênus, Azrael e Ogum”, de Leonardo Martinelli.
O público poderá votar junto com uma banca formada por especialistas na área musical para escolher a melhor obra. A peça vencedora, que será anunciada no final do concerto, receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil e a edição da partitura pela Editora UFPR, além de ser incluída na temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Para fechar o concerto, o violinista Alessandro Borgomanero interpreta “Cartas Celestes nº 8 – Oré Jacytatá, para violino e orquestra”, de Almeida Prado, que foi composta em 2000 por encomenda do Ministério da Cultura para as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil.

CONCORRENTES - Valeira Muelas Bonafé é mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo. Atuou como produtora artística e compositora na gravação dos CDS “Ressonâncias”, do grupo Sonâncias, e “Imaginário”, da pianista Lidia Bazarian, ambos dedicados à música contemporânea brasileira. Atualmente mora na Alemanha onde faz um estágio de pesquisa sob supervisão de Marco Stroppa, na Musikhochschule Stuttgart. Ela concorre com a obra “A Menina que Virou Chuva”, obra que estreou com a Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi (SP), sob regência de John Boudler. A composição faz referência a estados emocionais associados à experiência de morte. Se constitui como um pequeno “réquiem”.
Leonardo Martinelli é compositor, professor, palestrante, crítico e jornalista. Suas obras são apresentadas nos principais eventos musicais do país por importantes grupos. É professor de composição, história da música, estética musical, orquestração e organologia em renomadas instituições paulistanas como a Escola Municipal de Música de São Paulo e a Faculdade Santa Marcelina, e também assistente editoral da Revista Concerto. Concorre com a obra “Baudolino - O Diálogo entre Vênus, Azrael e Ogum”. A peça evoca o diálogo entre deuses e divindades de diferentes tradições religiosas: Vênus, deusa do amor e da criação (representada pelo clarinete); Azrael, o anjo vingador e apocalíptico (trompete) e Ogum, o guerreiro (percussão).
Igor Leão Maia é bacharel em composição pelo Conservatório Real de Haia (Holanda). Suas obras são apresentadas em festivais e concertos em países da Europa e das Américas. Recebeu os prêmios BMI Student Composer Award (EUA) e de Composição Clássica da Funarte, ambos em 2010. Em 2012 e 2013 recebeu encomendas do Reconsil Ensemble (Austrália), Konart Duo (Espanha). Concorre com “De Profundis”, obra é inspirada no salmo 130, composta por três partes que marcam uma transição dos registros mais graves da orquestra para os mais agudos. A escrita sinfônica é ancorada em técnicas instrumentais expandidas que são utilizadas como expressão à densidade do texto, explorado de maneira livre.
Na segunda parte do concerto, o violinista Alessandro Borgomanero encerra a programação interpretando a obra “Cartas Celestes nº 8 – Oré Jacytatá, para violino e orquestra”, de José Antonio Rezende de Almeida Prado (1943 – 2010), compositor e pianista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Música, considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil.


Os ingressos para o Concerto de Encerramento da II Bienal Música custam R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário