quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Desenhos da exposição ‘Linha da Alma” tomam o Palacete dos Leões

A exposição “Linha da Alma” - idealizada por artistas iniciantes e também já consagrados - é composta por desenhos de diferentes estilos e chega ao Palacete dos Leões, Espaço Cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba. A abertura acontece às 19h desta quinta-feira (22), no próprio casarão, na Avenida João Gualberto, espaço tombado pelo patrimônio histórico e testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense.
A mostra coletiva traz um conjunto de 35 desenhos de 15 artistas diferentes. Izabella Zanchi, curadora e idealizadora da exposição, conta que a mostra presta uma homenagem. “A ideia surgiu quando Alana Mattos, artista gravadora, de 29 anos, me procurou em setembro de 2011 para mostrar seus desenhos mais recentes. Ela havia sido minha aluna e estava com uma produção bem interessante”, conta. “Como estava afastada há algum tempo do meio das artes visuais, não sabia como expor. Pediu minha opinião acerca dos trabalhos e dicas sobre onde mostrá-lo. Uma semana após o nosso encontro, Alana morreu em um trágico acidente de carro. Eu senti que devia expor os desenhos dela”, disse Izabella Zanchi, que tem vasta experiência na área artística e possui formação em Gravura, Artes Cênicas, Pintura e Educação Artística.
De acordo com Izabella, os desenhos de Alana são diferenciados. “Ela foi minha aluna de linóleo no Solar do Barão há anos e sua obra se pautava, sobretudo, no linóleo e no metal. Seu trabalho, tanto em gravura como em desenho, traz a figura feminina como ponto convergente. É um trabalho colorido, com desenhos, colagem e costura, que traz de forma lírica um universo feminino pulsante”, detalhou a artista.

OS ARTISTAS - Além das obras de Alana Mattos, a mostra é composta por desenhos dos artistas André Barroso da Veiga, André Malinski, Andréia Rocha, Carlos Henrique Tullio, De La Higuera, Elaine Stankiewicz, Elise Haquim, Everly Giller, Ivana Lima, Juliane Fuganti, Karen Matias, Lucas Fier, Márcia Széliga e Uiara Bartira. As obras perpassam por tons suaves a cores fortes. Através de diversas técnicas é possível identificar desenhos figurativos e abstratos que propõem temáticas diferentes e interessantes.
Izabella Zanchi explica que todos os artistas que participam da exposição já eram seus conhecidos e gostaram da ideia de homenagear Alana. “Eu não quis expor os trabalhos da Alana solitariamente, mas, ao contrário, cercá-la de outros desenhistas e artistas que conversassem com ela e com seu trabalho. Pensei em artistas jovens e consagrados. Assim, fui convidando e eles toparam”, ressaltou Izabella.
Para a curadora, o objetivo central da exposição é discutir o conceito do desenho a partir de temas variados. “Existem pontos de convergência e também diálogos, mas isso se dá de forma indireta, não proposital. Cada artista tem uma linguagem própria. É uma discussão de arte contemporânea através da arte do desenho”, comenta.
O Espaço Cultural do BRDE foi inaugurado em 2005, na antiga casa da tradicional família Leão. Desde então, é reservado para atividades culturais como exposições, apresentações musicais e lançamentos de livros.


A exposição “Linha da Alma” pode ser visitada até 19 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. A entrada é gratuita. O Palacete dos Leões está situado na avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória. O estacionamento é próprio e gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário