terça-feira, 20 de agosto de 2013

Espetáculo teatral recria universo de Julio Cortázar

O grupo de atores reunidos no Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio estreia novo espetáculo nesta quinta-feira (22), no Teatro Novelas Curitibanas (rua Carlos Cavalcanti, 1.222). Rafael Camargo, Cristiane de Macedo e Diego Marchioro apresentam “Cronópios da Cosmopista – Um antimusical psicodélico”, criação do grupo inspirada na obra do escritor argentino Julio Cortázar. A peça fica em cartaz de quinta-feira a domingo, às 20h, até 29 de setembro, com entrada franca. O espetáculo é indicado para maiores de 16 anos.
O novo espetáculo surge na esteira do trabalho de pesquisa e descoberta de linguagens do universo teatral, desenvolvido pelo grupo a partir da montagem “Amoradores de rua”, prêmio Miriam Muniz/Funarte 2009/2010. Depois, vieram as montagens de “END” e “Uma entre mil histórias de amor” (2011), mergulho na obra do diretor e artista plástico Raul Cruz e, na sequência, “O buraco da fechadura”, comemorando o centenário de Nelson Rodrigues.
O Coletivo Portátil do Theatro de Alumínio vem se estruturando e se dedicando a trabalhos experimentais, criados por meio de processos colaborativos, nos quais os atores, diretor, dramaturgo e equipe são todos artistas criadores. O grupo dá ênfase ao teatro que reflete sobre a expressão artística e discute temas inerentes ao ser humano, portanto, temas atuais e relevantes, que se comunicam com o seu tempo.
Agora, a ideia foi montar um texto inédito, inspirado na obra de Cortázar, ícone da literatura latino-americana, propondo um jogo de espelho entre o escritor, sua obra e o olhar deste grupo de artistas, que recriam, dialogam e propõem um outro jogo, com novas cartas e possibilidades. Nesta nova empreitada, o diretor e dramaturgo Rafael Camargo desenvolve de maneira mais intensa caminhos já apontados em suas criações anteriores, a não ação física como estética do seu teatro, agora transitando pelo gênero musical. Como cantar e dançar no teatro da inação? Que coreografias seriam possíveis para o ator imóvel? São as questões postas pelo grupo para induzir um mergulho em questões existenciais, profundas e subjetivas.

Pra conhecer melhor o grupo, acesse http://coletivoportatil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário