domingo, 25 de agosto de 2013

Guairinha exibe o filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida”

Há pouco mais de 160 anos a região Sul do Brasil recebeu imigrantes da Suíça, que na época passava por uma grave crise econômica, levando cerca de 50 famílias de suas regiões mais pobres a buscarem melhores oportunidades de vida em outras terras. O destino foi a Colônia Dona Francisca (hoje Joinville, SC), fundada por esses suíços, que depois se espalharam para outras cidades. No entanto, esta história ficou esquecida com o passar dos anos, e muitos associam os alemães como pioneiros da região.
O filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida” resgata esse episódio importante da colonização do Sul do Brasil. Produzido em coprodução entre o Brasil e a Suíça, o média-metragem mescla narrativas de ficção e de documentário.
A inspiração para iniciar este projeto partiu do livro “Suíços em Joinville – O Duplo Desterro”, do pesquisador Dilney Cunha. O cineasta e diretor Calixto Hakim ficou interessado em trazer esta história para o cinema e o filme foi viabilizado por incentivos brasileiros (Lei Rouanet) e do Governo da Suíça (federal e cantonal).
Para contar esta história, fez-se uso do formato docudrama, que mescla elementos de ficção e documentário. O filme faz a reconstituição da história dos imigrantes na visão de uma típica família suíça que vivia no cantão (Estado) de Schaffahaussen. A narrativa é intercalada com depoimentos de historiadores, descendentes, imigrantes, diplomatas e políticos tanto do Brasil quanto da Suíça. O elenco é formado por suíços e brasileiros. As filmagens tiveram início em 2009 e foram realizadas em cidades e cantões envolvidos nesta migração: Curitiba, Joinville, São Francisco do Sul, Schaffhaussen e Schleitheim.
Provavelmente, um dos pontos altos do filme é confirmar os suíços como autores e pioneiros da colonização da região hoje conhecida como Joinville. “A fundação da Colônia Dona Francisca (hoje Joinville) sempre foi dada como alemã, mas na realidade a maioria dos imigrantes era suíços. Explanamos porque isso ocorreu. Essa história dos suíços ficou apagada até poucos anos atrás”, comenta o diretor.


A exibição do filme “Suíços Brasileiros – Uma História Esquecida”, acontece no Guairinha nesta segunda-feira (26), às 20 horas. Os ingressos custam R$15,00 (inteira). Atenção, por que agora na bilheteria do Guaira existe uma de taxa de conveniência de R$ 6.00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário