terça-feira, 20 de agosto de 2013

Marcelo Backes é o próximo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

Autor de três romances e traduções de escritores importantes da literatura mundial, Marcelo Backes é o próximo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. O encontro acontece dia 4 de setembro, às 19h, no Auditório Paulo Garfunkel da BPP. A mediação do bate-papo será feita pelo jornalista e tradutor Christian Schwartz. A entrada é franca.
Gaúcho, natural da cidade de Campinas das Missões, Backes é mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e doutor em Germanística e Romanística pela Universidade de Friburgo em Brisgóvia, na Alemanha. O escritor também tem uma importante trajetória como tradutor. Já verteu textos para o português de autores como Franz Kafka e Hermann Brock.
Com as traduções de Heine, Lessing e Nietzsche, o escritor foi contemplado com o Prêmio Açorianos de Literatura nos anos de 1998, 1999 e 2003, respectivamente. Também organizou e comentou diversas antologias, entre elas A arte do combate, de 2003, com textos dos mais representativos autores alemães.
Em 2006, publicou o livro de aforismos "Estilhaços", em que apresenta um painel cultural, literário e político do Brasil. Seu primeiro romance, "Maisquememória", foi publicado em 2007, sendo aclamado como um dos grandes lançamentos do ano. O segundo romance, "Três Traidores e uns Outros", veio em 2010.
Publicado em maio de 2013, seu mais recente romance, "O último Minuto", conta a história de um ex-treinador de futebol que, dentro da prisão, relata sua vida a um missionário enquanto busca sentido para o crime que cometeu. Mais que o mistério do livro, que será revelado somente ao seu fim, o romance é uma longa reflexão sobre amor e perda, memória e velhice. O livro foi escrito a partir de uma bolsa de criação da Academia de Artes de Berlim.


O projeto - Retomado há dois anos, o projeto “Um Escritor na Biblioteca” já recebeu mais de 20 autores. Ainda este ano, estarão na BPP os escritores Paulo Scott (outubro) e Michel Laub (novembro). As conversas também são transcritas, editadas e publicadas no Cândido, jornal de literatura da BPP. Mais informações: 3221-4900 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário