quinta-feira, 29 de agosto de 2013

“Savana Glacial” toma o palco da Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 30 de agosto a 1º de setembro, o espetáculo “Savana Glacial”, com a Cia. Físico de Teatro, dirigida por Renato Carrera. No palco, realidade e ficção são tensionadas num jogo cênico - vivido por Andreza Bittencourt, Camila Gama, Diogo Cardoso e Renato Livera -, construído em processo colaborativo com o autor Jô Bilac, considerado atualmente um dos autores mais atuantes da nova safra de dramaturgos brasileiros e que conquistou o Prêmio Shell com o texto da peça.
Em cena, numa forma de metateatro, um casal recém-chegado ao novo apartamento busca voltar à rotina, após um grave acidente envolvendo a mulher e uma suposta criança. Ele é Michel, um escritor às voltas com um drama teatral pela primeira vez. Meg, a esposa, tenta se lembrar do que aconteceu ao suposto filho, mas, em razão do trauma, perde a memória recente. Michel exige que ela mantenha sempre em mãos um caderno, para anotar o que é importante. Para desorientar ainda mais a mente de Meg, surge Agatha, uma vizinha que é maquiadora de noivas e defuntos. Ela invade a vida do casal, lê as anotações de Meg e adiciona novas versões aos fatos, sempre com irreverência, bom humor e boa dose de mistério.
O teatro experimental pode ser popular e, ao mesmo tempo, uma experiência marcante, singular. O gênero estimula a potencialidade criativa e a visão crítica. Aliada a outras linguagens, como a do cinema e da dança, a peça ganhou o Prêmio Shell carioca em 2010 por melhor texto, foi eleito um dos dez melhores espetáculos do mesmo ano, pelo jornal “O Globo” e, de 2011, pelo Guia da Folha de São Paulo.

Cia Físico de Teatro - Estreou seu primeiro trabalho em 2007, encenando os textos da peça “Felizes para Sempre”, do autor, ator e diretor Mário Bortolotto. Em 2010, a companhia deu continuidade à pesquisa cênica e realizou a montagem do espetáculo “Savana Glacial”. O trabalho teve sucesso de crítica e público nas temporadas do Rio de Janeiro e São Paulo. Somando 3 anos de estrada, o espetáculo participou dos principais festivais e eventos de teatro do país.

As apresentações de “Savana Glacial” acontecem sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é recomendado para maiores de 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário