quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A musicalidade de países latinos na interpretação do Coro da Camerata Antiqua

A riqueza rítmica e melódica de países latinos invade a Capela Santa Maria Espaço Cultural, neste fim de semana, nas vozes do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, com o espetáculo Cantares da América Latina. As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (27) e às 18h30 de sábado (28). No programa estão 17 músicas do século 20, de representativos compositores do Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela.
O concerto integra a agenda anual de apresentações patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, e estará sob o comando da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, que responde pela direção artística e a regência do Coro da Camerata, na temporada 2013. Maria Antonia também fará comentários sobre as obras executadas, permitindo ao público uma melhor apreciação do espetáculo.
 “O repertório mistura ritmos e cantares que evidenciam a diversidade e a força musical da América Latina”, destaca Maria Antonia. “No programa estão partituras originais e arranjos com um perfil popular e folclórico, escritos no século 20, transitando por diversos estilos”, adianta a maestrina. A escolha das obras exige versatilidade dos cantores e evidencia o preparo vocal dos integrantes do Coro da Camerata, que se apresentam “a cappella” (sem acompanhamento instrumental).
O concerto confirma a excelência do trabalho desenvolvido pelo grupo, desde a sua criação, em 1974, e que extrapolou fronteiras. A mais recente viagem internacional do Coro da Camerata Antiqua aconteceu em junho passado, quando representou o Brasil na 3ª Bienal de Coros (3ª Internationalen Chorbiennale), em Aachen, na Alemanha, figurando entre os mais importantes corais europeus e de outros continentes.

Repertório - Na extensa relação de obras do repertório desse concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba está a composição “La Muerte del Angel”, do argentino Astor Piazzolla, uma das peças “angelicais” com as quais o autor abalou o mundo conservador do tango. Com essa obra dedicada a seu pai, Piazzolla usou o equação “novo tango + tragédia + comédia + bordel” para definir sua inovadora direção, acrescentando sofisticação harmônica com um swing de jazz indescritível. Da Argentina também figuram “Arroz com Leche” e “Se Equivocó la Paloma”, de Carlos Guastavino; “El Mareao”, de Alberto Rodríguez e “Alfonsina y el Mar”, de Ariel Ramires e Felix Luna.
Do Brasil foram escolhidas “Berimbau”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, composição que é um mergulho nas tradições não ocidentais; “Quadrilha”, de Osvaldo Lacerda sobre poesia de Carlos Drummond de Andrade, que mostra a criatividade do músico frente ao trabalho do poeta; “Cantares”, de Ronaldo Miranda e “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, uma das mais importantes obras da música popular brasileira. Da Venezuela vem “El Explicao”, com arranjo de Pablo Hurtado.
Cuba tem sete composições selecionadas: “Penas”, de Beatriz Corona sobre poema de José Martí; “Son Mercedes”, de Leo Brouwer; “Tiempo para un Tiempo”, de Roberto Valera; “Juramento”, canção em forma de bolero de Miguel Matamoros; “Canto de los Cafetales”, de Alejandro Garcia Caturla, que revela as profundas raízes africanas da cultura cubana; “Entre el Espanto y la Ternura”, de Beatriz Corona e Silvio Rodríguez e “Guayaboso”, rumba de Guido López-Gavilán, um verdadeiro quebra-cabeça de ritmos afro-cubanos, de complexidade vertiginosa, no qual as vozes assumem o papel de percussão.

A regente - Formada em Regência Coral pelo Conservatório de São Petersburgo (Rússia), a cubana Maria Antonia Jimenez foi convidada, em 1995, pela Fundação Carlos Gomes (Belém do Pará) para ministrar aulas de canto e regência coral. No mesmo ano, fundou o Coro Carlos Gomes, com o qual obteve reconhecimento da crítica especializada e do público, no Brasil e no exterior.
Com importantes premiações, entre elas os Diplomas de Ouro e Prata no 26º Concurso Internacional de Coros Franz Schubert (Áustria, 2010), as Medalhas de Ouro e Prata nas 5ª Olimpíadas Mundiais de Coros (Áustria, 2008), a Medalha de Ouro no 9º Concurso Internacional de Coros Orlando Di Lasso (Itália, 2002) e a Medalha de Bronze no 12º Concurso de Música Sacra (Grécia, 2006), também realiza pesquisas sobre a música folclórica paraense.
Maria Antonia ainda respondeu pela produção e direção musical dos CDs solos do Coro Carlos Gomes, intitulados "O Belo" (2002) e "O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará" (2004). Em 2012, foi homenageada pela Fundação Carlos Gomes pela sua contribuição musical.

As apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba têm ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).

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