segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BPP está na 32ª Semana Literária do Sesc Paraná

Nunca se publicou tantos livros no Brasil como no atual momento. Mas os leitores se multiplicaram com a mesma intensidade? Com o mote “Cadê o leitor?”, o Sesc Paraná deu início nesta segunda-feira (16), à 32ª edição da sua Semana Literária, que segue até 21 de setembro simultaneamente em 21 cidades do Estado. O evento presta homenagem ao escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012), e terá como patrono o escritor catarinense, que passou grande parte de sua vida em Curitiba, Manoel Carlos Karam (1947-2007).
Este ano, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) estará presente no evento de Curitiba com um estande próprio, onde acontecem bate-papos com autores infanto-juvenis, edições especiais da “Hora do Conto” - contação de histórias promovida diariamente pela Seção Infantil da Biblioteca - e duas oficinas de mediadores de leitura, coordenadas pelos escritores e pesquisadores Assionara Souza e Cleber Fabiano da Silva.
Pelo segundo ano consecutivo, a Semana Literária do Sesc acontece em parceria com a Feira do Livro da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ocupando a Praça Santos Andrade - nesta edição o espaço aumentou, chegando à metade da praça.
Segundo o diretor da Biblioteca Pública, Rogério Pereira, a parceria com o Sesc durante a Semana Literária é mais uma ação que visa levar a leitura para um público cada vez mais amplo. “É preocupação constante da BPP fortalecer ações que trabalham com a formação de leitores. Esse tipo de parceria acontece também com prefeituras e secretarias da cultura em vários municípios paranaenses”, afirma Pereira.

Em busca do leitor - A conversa com os escritores infanto-juvenis no estande da BPP irá reunir nomes como Ilan Brenman, Flávio de Souza, Almir Correia, Liana Leão, Marilza Conceição, Adriana Sydor, César Obeid, Alexandre Santana e Fábio Yabu, que vão falar sobre suas obras e trajetórias como leitores durante meia hora, em dois horários ao longo do dia (leia box).
Ao arriscar uma resposta para a pergunta-tema da Semana, Flávio de Souza acredita que as pessoas não pararam de ler literatura, mas que estão lendo coisas diferentes hoje. “Acho que o leitor está em lugares onde existam computadores conectados à internet, navegando, se informando, se comunicando, jogando e... lendo. Para realizar todas essas atividades, a pessoa precisa ler e escrever”, afirma Souza, que também é dramaturgo e já foi roteirista de programas infantis como “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Mundo da lua”, e hoje trabalha como redator final do “TV Xuxa”. Segundo o escritor, o desafio agora é “lincar tudo isso ao mundo dos livros”, diz ele.
A escritora Liana Leão (foto), que também é professora do curso de Letras da UFPR, considera o atual momento da literatura feita para crianças e jovens “muito rico”. “Hoje grandes poetas, como Ferreira Gullar, se voltam para a literatura infanto-juvenil. O nosso Paulo Venturelli acaba de receber um prêmio importante da FNLIJ pelo seu livro Visita à baleia. Vale também a lembrança de que temos uma escritora como Ana Maria Machado, que já escreveu várias obras para o público infantil, à frente da ABL”, destaca Liana, que tem mais de 15 livros publicados, entre eles A caixinha de narizes e Julieta de bicicleta.

Programação principal - A palestra de abertura da 32ª Semana Literária ficará por conta do escritor Affonso Romano de Sant'Anna, que, na noite desta segunda-feira, vai sugerir respostas para a pergunta que é tema do evento - “Cadê o leitor?”. No dia 17, Elvira Vigna e Vilma Arêas debatem a potência social da ficção, enquanto os jornalistas e escritores Luís Henrique Pellanda e Xico Sá conversam sobre a aceitação, por parte dos leitores, da crônica como gênero literário. Os críticos Marcelo Coelho e Lourival Holanda discutem as leituras de não-ficção em mesa do dia 18, que traz também um seminário sobre o desafio de construir leitores, com a participação de Lucia Cherem, Maria Antonieta Cunha e Ronaldo Correia de Brito.
A literatura infanto-juvenil marca presença novamente na mesa dos premiados autores Ricardo Ramos e Marina Colasanti, no dia 19. Já os escritores Marcelo Backes e José Roberto Torero falam sobre a relação entre literatura e futebol. No dia 20, o patrono desta edição da Semana Literária, Manoel Carlos Karam, é lembrado em fala do escritor e poeta Marcelino Freire - que também ministra oficina de narrativas breves durante a semana. Os editores André Conti, da Companhia das Letras, e Heloísa Jahn, da Cosac Naify, debatem o atual mercado editorial brasileiro em expansão na noite do dia 20. Fechando a programação, no dia seguinte, os quadrinistas Fábio Moon e Rafael Coutinho batem um papo sobre esse novo gênero como porta de entrada para a leitura.

Programação BPP

Hora do Conto – 11h e 15h30

17/09  Mistério na biblioteca (Sandra Aymone)

18/09  O duelo das fadas (Patrícia Engel Secco)

19/09  O porquinho cor-de-rosa (Marcin Brykczynski)

20/09  O sapo que virou príncipe (Jon Scieszka)

21/09  Quem tem medo de bruxa? (Fanny Joly)


Oficina de mediadores de leitura – 14h às 17h

17/09  Assionara Medeiros de Souza

18/09  Cleber Fabiano da Silva


Bate-papos com escritores infanto-juvenis – Manhã 9h e 10h | Tarde 14h, 15h e 16h

17/09  Adriana Sydor (manhã)

Cesar Obeid (tarde)

18/09  Almir Correia (manhã)

Fábio Yabu (tarde)

19/09  Marilza Conceição (manhã)

Ilan Brenman (tarde)

20/09  Liana Leão (manhã)

Alexandre Santana (tarde)

21/09  Flávio de Souza (manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário