sábado, 28 de setembro de 2013

Domingo Onze e Meia com brincadeiras sonoras

Marcelo Brum-Lemos e o Som-de-Brinkedo lançam o CD Som-de-Brinkedo com espetáculo no programa Domingo Onze e Meia, no Conservatório de MPB de Curitiba. A apresentação, que acontece às 11h30 deste domingo (29), reúne canções autorais de Marcelo Brum-Lemos e dos demais compositores participantes do grupo, com obras que integram o CD e outras inéditas. A entrada é franca.
O show explora sonoridades de instrumentos musicais díspares como kalimba (instrumento africano semelhante a um piano), dulcimer (instrumento de cordas percutidas, de origem medieval), viola caipira, cavaquinho, charamela (instrumento de sopro construído em madeira), violino, rabeca paranaense, violão de nylon, guitarra elétrica, acordeom, teclados, flautas e as mais variadas percussões, revelando a diversidade cultural do Paraná e do Brasil.
Formado atualmente por Marcelo Brum-Lemos, Aruana Moscheta, Leandro Leal, Mateus Sokolowski, Carlos Ramos e Gabriel Floriani, o Som-de-Brinkedo tem como convidado especial o músico Junior Lemos. O repertório foi pensado como uma amostragem da variada influência sonora dos componentes da banda. O medievalismo está em Manuscrito, de Carlos Ramos, o baião aparece em Plantei girassóis, de Leandro Leal, e O Almirante possuía um barco branco, de Marcelo Brum-Lemos, que também responde pela seresta Eterno e pela milonga Sementes, entre outros exemplos.
Na prática, o Som-de-Brinkedo é uma oficina sonora, na qual os músicos procuram trabalhar de maneira mais experimental e lúdica na criação dos arranjos. O grupo tem formação flutuante, mas se destaca pela versatilidade e qualidade dos integrantes. A proposta, já denunciada pelo título, é a de “brincar” com os sons, numa postura experimental e irreverente. Nesse sentido, os músicos costumam revezar-se entre diversos instrumentos para expressar composições caracterizadas por uma profunda relação com a palavra cantada.
Marcelo Brum-Lemos, também poeta e contista, procura com suas canções explorar os limites entre a poética da palavra e a linguagem musical propriamente dita. Dessa forma, a expressão vocal, entre o canto e a fala, assume posição essencial, fazendo da interpretação de Marcelo Brum-Lemos o real elemento que agrega música e texto. O artista e seu grupo Som-de-Brinkedo apresentam-se regularmente em Curitiba desde 2009 e, em 2012, estrearam internacionalmente, com espetáculos em Portugal.

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