sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Exposição ZERO terá visitas guiadas aos domingos

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá visita guiada à exposição ZERO, que está no Olho, todos os domingos às 16h30, até o fim da exposição (3/11). A mediação é do professor de História da Arte na Escola de Belas Artes e Músicas do Paraná (EMBAP), Fabricio Vaz Nunes, que é mestre em História da Arte pela Unicamp.
A exposição, inédita no Brasil, traz uma visão geral com enfoque temático dessa vanguarda internacional que, no período pós-guerra (final da década de 1950 e início da década de 1960) revolucionou a arte com pinturas seriais e vibrantes estruturas luminosas.
São 24 obras de artistas da Europa e da América do Sul que revelam os modernos modos de pensamento e de trabalho da ZERO. O enfoque se dá nas relações entre artistas europeus, como Yves Klein, Günther Uecker, Otto Piene e Hans Haacke, e sul-americanos, como Lucio Fontana, Almir Mavignier e Jesús Rafael Soto. O diálogo artístico da exposição ZERO é ampliado ainda com as obras de Hércules Barsotti, Lygia Clark e Abraham Palatnik (todos do Brasil) e Gego (Venezuela), assim como Gyula Kosice (Argentina).

Chromiec - Além disso, são os últimos dias para conferir o projeto “Em casa com Chromiec”, desenvolvido em cima da obra do artista paranaense Osmar Chromiec (1948-1993). A sala em homenagem ao artista fica em exposição até o próximo domingo, dia 13 de outubro, na Sala de Referência do Museu Oscar Niemeyer, no subsolo.
O público poderá conferir também as mostras em cartaz no MON: “Bienal Internacional de Curitiba 2013”,  “IDEA Brasil 2013”, “Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural” , “Gravuras de Jacek Sroka-observador diurno, observador noturno”, “Violeta Franco: a -Garaginha- e a arte moderna no Paraná”, “Espaço Niemeyer”, “Museu em Construção” e  “Cones”.

O Museu Oscar Niemeyer tem ingressos a R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação). Exceto no dia 3 de novembro (Domingo + Arte), quando a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário