sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Caixa Cultural mostra “O Menino que Vendia Palavras”

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, no próximo fim de semana (23 e 24), o espetáculo infantil “O Menino que Vendia Palavras”, baseado no livro de Ignácio de Loyola Brandão, vencedor do prêmio Jabuti 2008. Com direção de Cristina Moura e dramaturgia de Pedro Brício, o espetáculo conta com Eduardo Moscovis, Pablo Sanábio, Letícia Colin, Renato Linhares, Luciana Froés e Raquel Rocha no elenco. Após o término de cada apresentação, o palco se transforma em uma grande sala de leituras, com as crianças tendo acesso às obras que compõem o cenário.
O livro narra a história do próprio autor, cuja infância foi vivida nos anos 1940, na cidade de Araraquara (SP). O pai de Ignácio, assim como o pai da personagem do livro, era um apaixonado pelas palavras e conseguiu formar uma biblioteca com mais de 500 volumes. O jornalista de Ignácio de Loyola Brandão revela uma verdade: sim, ele chegou a trocar, com seus colegas de classe, palavras por bolinhas de gude e figurinhas.
A força do livro foi o grande estímulo para Pedro e Cristina no momento da criação. “Inventamos mais histórias, cenas, personagens, mas a narrativa que conduz o espetáculo e os conflitos principais são do livro. Gosto muito da liberdade, da imaginação, da força que o menino descobre quando se aventura pelo universo das palavras”, exalta Pedro. “O espetáculo discorre também sobre a vida, com todas as suas maravilhas e incompreensões. No mundo contemporâneo e tecnológico não se pode esquecer da maravilha que é ler um livro”, complementa Cristina.
No palco, os atores podem ser ora crianças, ora adultos, gigantes e bichos, em um fascinante jogo de faz-de-conta. Na transposição para teatro, o espetáculo foi sendo construído em um processo colaborativo, inclusive a própria versão final do texto. “Tive que escolher, selecionar, editar, rearrumar e também criar a partir de uma enorme quantidade de material cênico, desenvolvido durante os ensaios”, explica Pedro Brício.
A montagem de “O Menino que Vendia Palavras” tem forte apelo de imagens, uma opção da diretora, que acredita em um teatro interdisciplinar, que transita entre corpo, texto, imagem e pensamento. “Aqui todas as disciplinas se combinam para promover essa viagem teatral, há a tentativa de contar algo com palavras e com imagens, da mesma maneira que funciona o pensamento narrativo de uma criança, habilidade que perdemos à medida que vamos crescendo”, explica Cristina.

As apresentações de “O Menino que Vendia Palavras” acontecem no sábado (23) às 16h e 18h30 e no domingo (24) às 16h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário