sábado, 23 de novembro de 2013

Concerto matinal da Orquestra Sinfônica do Paraná homenageia Mozart

A Orquestra Sinfônica do Paraná homenageia neste domingo (24), às 10h30, o compositor Wolfgang Amadeus Mozart com um concerto diferente no Guairão. Sem a presença costumeira de um maestro, os músicos tocarão com participação do clarinetista André Ehrlich.
O concerto inicia com “Abertura da ópera - O Empresário”. A obra cômica escrita por Mozart, em 1786, para um concurso musical faz uma paródia sobre os problemas de relacionamento humano no teatro vienense. Em seguida será apresentada “Concerto Para Clarinete e Orquestra em La Maior”, escrita em outubro de 1791, dois meses antes da morte de Mozart. A terceira peça, que encerra a apresentação, “Sinfonia Nº 25 em Sol menor”, escrita em 1773, serviu de base para que o compositor escrevesse a sua Sinfonia em sol menor de 1788.

O solista - André Ehrlich é um clarinetista premiado em diversos concursos como o Jovens Instrumentistas Brasil (Piracicaba), Concurso Internacional Jovens Concertistas (RJ) e Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros.
Em 1987 iniciou seus estudos na Alemanha e, em 1996, concluiu sua pós-graduação na Escola Superior de Música de Detmold, graduando-se com nota máxima e com louvor. Atualmente, além de 1º clarinete da Orquestra Sinfônica do Paraná, frente a qual já se apresentou diversas vezes, exerce intensa atividade didática e camerística com outros grupos musicais.

Mozart - Cujo talento se manifestou precocemente – é o criador de obras sublimes reconhecidas mundialmente. Sua prodigiosa história começou muito cedo: aos cinco anos já havia composto alguns minuetos e com 12, em 1768, escreveu sua primeira ópera, Bastien und Bastienne. Mozart nasceu no dia 27 de janeiro de 1756, em Salzburg, Áustria. Seu pai, Leopold, era um excelente violinista e professor, segundo mestre de capela da corte do Príncipe-Arcebispo Siegmund von Schrattenbach, percebendo a extraordinária vocação musical de seu filho, resolve investir no seu talento e levá-lo à fama.
Mozart morreu em 5 de dezembro de 1791, aos 36 anos, e apesar de sua curta vida deixou um legado à humanidade que compreende mais de seiscentas obras: 50 sinfonias; 40 concertos, entre os quais 25 são para piano e outros para trompa, violino e clarinete; 65 serenatas, divertimentos e marchas; 23 quartetos de cordas, música de câmara com diversas combinações; 203 danças; 18 missas e obras sacras; 56 grandes árias de concerto para diversas vozes; e 18 óperas.

O Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário