quarta-feira, 20 de julho de 2016

Jornalistas acompanham fim do mundo ao vivo em espetáculo na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo “Tragédia: Uma Tragédia”, de 21 a 24 de julho. Com dramaturgia do conceituado norte-americano Will Eno, a montagem mostra a equipe de um telejornal durante a cobertura do fim do mundo – apresentado como metáfora do desconhecido.
Após uma tarde em que o Sol se pôs, aparentemente, para sempre, a produção de um jornal de TV envia repórteres às ruas de uma cidade para esclarecer o suposto fato apocalíptico. No meio da noite que parece ser eterna, os jornalistas veem seus medos e temores falarem mais alto do que o dever de explicar aquilo que para eles parece ser incompreensível.
O trabalho é comandado pelo âncora Frank, diretamente do estúdio. Os repórteres estão espalhados pela cidade e fazem transmissões ao vivo. Enquanto a personagem Susana Constance busca testemunhas para falar sobre o que está acontecendo, Michel fica responsável por ouvir as declarações oficiais das autoridades. Fica no ar a dúvida, entretanto, se realmente é o apocalipse ou apenas mais uma noite normal.
O espetáculo começa como uma sátira à mídia jornalistíca e ao longo do texto se transforma em uma exploração minuciosa sobre como testemunhamos a catástrofe e o que nos faz seguir vivendo em meio à tragédia, no escuro. Will Eno explora os limites da linguagem e da comunicação como mediadoras de nossas experiências. A diretora Carolina Mendonça optou por materializar uma atmosfera de ficção científica em algum lugar entre passado e futuro.
Busquei concretizar a escuridão e a fragilidade que isso provoca nos personagens. Também é muito forte o embate dos repórteres, que precisam falar sobre o desconhecido”, explica. A montagem estreou em outubro de 2014, em São Paulo, e agora faz temporada por capitais brasileiras, com elenco formado por Amanda Lyra, Carolina Bianchi, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Andreolli e Zemannuel Piñero.

Indicadas para maiores de 14 anos, as encenações de “Tragédia: Uma Tragédia” acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário