quarta-feira, 27 de julho de 2016

Mostra no Museu Paranaense retrata história da primeira escola de artes do Paraná

O Museu Paranaense abre no dia 29 de julho (sexta-feira), às 19 horas, a exposição “Memória: 130 anos do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro”, organizada pela Secretaria de Estado da Educação. A mostra retrata a trajetória da primeira escola de artes do Paraná por meio de fotos e objetos. A entrada é gratuita.
A instituição foi fundada em 22 de julho de 1886 por Antônio Mariano de Lima, considerado um desbravador das artes no Estado. Ao longo de seus 130 anos de história, passou por diversos endereços e colecionou também diferentes nomes, como Escola de Desenho e Pintura, Liceu de Artes e Ofícios do Paraná, Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, Escola Profissional Feminina República Argentina.
Desde sua fundação, cumpre a função social de expandir o acesso à educação e à cultura, alcançando diversas classes sociais. Por isso, é considerada um ícone da história da arte paranaense, cujas ações estão sempre voltadas à formação do artista, fazendo da arte um instrumento de capacitação.

CURSOS E ALUNOS - Voltada aos anseios do contexto histórico e político vigente, ofereceu cursos importantes, despontando-se como instituição reconhecida pelas práticas inovadoras, que valorizavam a preparação para o trabalho. Iniciou com os cursos de Desenho e Pintura, mas já ofertou cursos de escultura, arquitetura e artes industriais, mecânica, marcenaria, carpintaria, funilaria, corte e costura, bordado, arte em flores e muitos outros.
Hoje o Centro de Artes oferece cursos nas quatro linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro, voltados à professores da rede pública de ensino, alunos dos cursos de formação de docentes e cursos livres para a comunidade em geral.
Grandes nomes das artes também passaram pela instituição, como Alfredo Andersen, Guido Viaro, Inocência Falce e Maria Amélia D'Assumpção.

O Museu paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco e a exposição “Memória: 130 anos do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro” estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário