terça-feira, 9 de agosto de 2016

Cinemateca de Curitiba exibe a mostra “Cervantes Visitado”

A Cinemateca exibe nesta semana a mostra “Cervantes Visitado”, que reúne quatro obras de ficção e documentário que têm como protagonista o escritor Miguel de Cervantes. A mostra tem o objetivo de dar uma imagem diversa das adaptações da obra quixotesca para apresentar, por meio de filmes biográficos, o rico imaginário do escritor. Livre para todas as idades, os filmes serão exibidos com som original em espanhol e sem legendas. A entrada é franca.

Dia 10/08
AS LOUCURAS DE DOM QUIXOTE, de Rafael Alcázar (Las locuras de Don Quijote, 2005, 114’). Com este filme, o realizador quis aproximar-se respeitavelmente da figura mítica de Dom Quixote de la Mancha, para oferecer, numa linguagem simples, um olhar sobre os valores morais e universais da magna obra de Cervantes à luz do nosso tempo.

Dia 11/08
CERVANTES E A LENDA DE DOM QUIXOTE, de Jaime Cabreras (Cervantes y la leyenda de Don Quijote, 2004, 55’). Neste documentário, um grupo de especialistas, entre os quais se encontram os Prêmios Nobel de Literatura Günter Grass e José Saramago, o autor peruano Mario Vargas Llosa e a escritora maiorquina Carme Riera, cientistas de renome, um psicanalista e o ex-presidente espanhol Felipe González, explicam o importante significado que teve e ainda tem Dom Quixote.

Dia 12/08
AS GALINHAS DE CERVANTES, de Alfredo Castellón (Las gallinas de Cervantes, 1988, 90’). Baseada em conto homônimo de Ramón J. Sender sobre a figura da esposa de Cervantes, dona Catalina, e a metamorfose que sofre diante da desorientação de seu marido. A peculiar família de sua esposa fascina e horroriza o escritor que somente poderá contar sobre a situação ao seu amigo Doménicos Theotocópulos “El Greco”, para quem posa como modelo do quadro “El Entierro del Conde Orgaz”.

Dia 13/08

MIGUEL E WILLIAM, de Inês París (foto, Miguel y William, 2007, 101’). Leonor é filha de um comerciante espanhol instalado na Inglaterra. Chegada a idade de se casar, seu pai ordena que viaje a Castilha para contrair matrimônio com um duque viúvo, abastado e poderoso. Assim, deixa seu amante W. Shakespeare e vai à Espanha, onde conhecerá Miguel de Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário