sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Fuá de Latada, banda curitibana campeã em maior festival de forró do país, toca nesta sexta no Forró da Lua

Curitiba tem forró e tem também a melhor banda (Fuá de Latada) e o melhor intérprete (Ricardo Ribeiro) do ritmo nordestino do Brasil! Essa foi a grande surpresa para os forrozeiros de todo o país que participaram do 16º Festival Forró de Itaúnas, realizado no final de julho no Espírito Santo, o maior do gênero no país. Já para os frequentadores do Forró da Lua, evento mensal que se tornou tradicional na capital paranaense, isto não foi nenhuma novidade, pois o Fuá de Latada é uma das bandas locais que, mensalmente, sobe ao palco do evento e mostra todo seu talento. “A gente ficou sem palavras com a conquista do Fuá de Latada porque sabemos do grande potencial de artistas que existe em Curitiba. São muitos talentos ainda não revelados ao grande público tocando nos barzinhos pela cidade. Quando soube que eles iam para Itaúnas, em meu coração tinha a certeza que eles iriam trazer um título”, comenta Sandra Ruthes, uma das organizadoras do evento promovido pela escola iDance.
Nesta sexta (5), às 22h, o grupo se apresenta em clima de comemoração ‘em casa’ com os amigos e fãs da banda no Forró da Lua – especial Lua Nova e Campeões de Itaúnas 2016. “O Forró da Lua é nossa casa, nosso xodó, é onde a gente se sente bem. Já estamos recebendo convites para apresentações em outros Estados e será incrível levar nosso trabalho pelo Brasil, mas nosso aconchego é aqui neste evento”, diz Ricardo, vocalista da banda.
Formada em abril de 2015, a banda é composta por experientes músicos que atuam no cenário local. Na voz e triângulo, o paraibano de João Pessoa, Ricardo Ribeiro, eleito pelo júri especializado o melhor intérprete do FENFIT 2016, que mora em Curitiba há 13 anos e, desde 2007, atua em bandas de forró na capital. Na zabumba, o curitibano Leandro Teixeira, músico de forró e maracatu com extenso trabalho na área. Completando o trio, o sanfoneiro catarinense André Ribas, que já desenvolveu trabalhos com música instrumental, gaúcha e jazz, veio somar com seu talento.
Segundo Ricardo, a vitória no FENFIT, além de abrir as portas para o trabalho do trio, também mudou a visão sobre o forró na cidade: “Para muitos no Brasil não existe forró em Curitiba, então ninguém esperava muito da gente. Mas depois de nossa primeira apresentação, quando descemos do palco, a coisa mudou. Começaram a nos ver como fortes candidatos e aquele olhar de ‘será que tem forró no Paraná’ já mudou. Fomos a surpresa boa do festival”.
Para completar a festa de comemoração a banda local Areia Branca também se apresenta nesta edição especial. Atuando há oito anos na cidade, em 2009 o grupo também fez história ao ser o primeiro do sul selecionado para participar do FENFIT. “O Forró da Lua é uma vitrine para as bandas locais e prezamos muito pela qualidade musical do evento, pois assim mais pessoas se envolvem pela música e consequentemente com a dança. Nesta edição, vamos celebrar a conquista deles e desejar que continuem levando esta vibe boa em todos os palcos que subirem”, diz Sandra que, além de professora de dança de salão, é DJ e publicou o livro "Música Para Dança de Salão".

Sobre o Forró da Lua - Evento mensal promovido pela escola iDance que comemorou dois anos em março de 2016. Começou pequeno, para cerca de 60 alunos da escola, no deck da panificadora Quintessência e, hoje, reúne uma média de 600 pessoas por edição, no Clube Dom Pedro II, recebendo também caravanas de outros estados e do interior do Paraná. Com foco na qualidade musical, incentiva o talento das bandas locais e também proporciona ao público o contato com os variados gêneros do forró. Já se apresentaram no evento músicos e bandas com reconhecimento nacional como o Trio Virgulino, Trio Dona Zefa, o sanfoneiro Mestrinho e a banda Luso Baião, de Portugal.

O Forró da Lua acontece no Clube Dom Pedro II (rua Brigadeiro Franco, 3662, Água Verde) e os ingressos custam R$ 30,00 (somente cheque ou dinheiro). O consumo no bar pode ser pago com dinheiro ou cartão de débito (exceto Cielo). Venda de ingressos/informações: 3015-1742 / 9981-4104 ou www.idance.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário