quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Fundação Cultural homenageia Leminski com novo painel

O poeta curitibano Paulo Leminski faria 72 anos nesta quarta-feira, 24 de agosto. Em mais uma homenagem ao poeta, a Fundação Cultural de Curitiba está substituindo o painel existente na fachada da Casa da Memória (Rua São Francisco esquina com Travessa Nestor de Castro). A imagem criada na comemoração dos seus 70 anos foi atualizada e ganhou um novo design com a inscrição de um de seus poemas: “Confira tudo que respira conspira”.
O poema faz parte da obra “Toda Poesia”, que reúne toda a produção poética de Leminski. A sugestão foi de uma das filhas do escritor, a jornalista Áurea Leminski. “Escolhemos um poema curto e de comunicação rápida, como precisava ser no caso dessa nova proposta”, conta. Para a família, a permanência do painel naquele local foi uma forma de reconhecimento. “A gente sente como uma retribuição da cidade por ele ter propagado o nome de Curitiba, como artista, com sua arte, sua obra. Ficamos felizes com esse reconhecimento e só temos a agradecer”, diz Áurea.
Leminski faleceu em 1989, aos 44 anos. Autor de uma extensa e relevante obra literária, que inclui poesias, romances, contos, biografias, traduções e letras de músicas, o poeta é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e um dos maiores expoentes da poesia de vanguarda. Entre suas obras mais conhecidas estão "Catatau", "Agora é que são elas", "Caprichos e Relaxos" e "Metamorfose, uma viagem pelo imaginário grego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário