quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Exposição “Acaso Controlado”, no MON, termina neste domingo

O Museu Oscar Niemeyer (MON) encerra neste domingo (25) a mostra “Acaso Controlado”, do artista carioca Daniel Feingold e com curadoria de Vanda Klabin, cientista social e historiadora. A mostra foi aberta ao público no dia 2 de junho, apresentando cerca de 40 obras, entre fotografias e pinturas. Desde a abertura até este domingo (18), mais de 60 mil pessoas visitaram a exposição.
Para o artista a exposição foi surpreendente. “O desafio do ambiente oferecido, em que seus constituintes obrigam uma busca experimental, onde as relações espaciais conquistadas são fruto da dinâmica relação de cada obra com a sua situação física. Expor no MON é uma oportunidade de integração com a filosofia do próprio museu”, analisa Feingold.
“Acaso Controlado” se divide em quatro ambientes. O primeiro deles pode ser visto como uma breve retrospectiva da carreira de Feingold, apresentado o tríptico Grid# 02, que fez parte da Bienal do Mercosul, além de obras da série “Espaço Empenado”.
O segundo ambiente abriga quatro pinturas da série “Estrutura”, telas de grande formato, dípticos. A série é um estudo de estrutura, plano e cromatismo. O esmalte sintético trabalhado na tela sem o uso de pincéis, rolos ou espátulas. A tinta é controlada pelo ritmo e quantidade despejada.
A série “Yahweh” (Javé) leva o nome do Deus judaico do Antigo Testamento e é composta por telas pintadas em preto sobre branco, na posição vertical e, depois, unidas na horizontal, formando dípticos de grandes dimensões. Essa série marca um novo ciclo de trabalhos do artista.
A exposição termina com o ensaio “Homenagem ao Retângulo”, 32 fotografias que transformam árvores do Jardin dês Plantes em abstrações geométricas.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário