segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Museus do Estado estarão abertos para visitação durante o feriado

Quem estiver em Curitiba no feriado da Independência e da padroeira da cidade - Nossa Senhora da Luz, nos dias 7 e 8, poderá visitar os espaços expositivos do Governo do Estado. O Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Museu do Expedicionário e Museu da Imagem e do Som do Paraná ficarão abertos durante o feriado.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições “MAC-MON: um diálogo”, “Histórias do Acervo MON”, “Olhar Incomum: Japão revisitado”, “Acaso Controlado”, “Jefferson Cesar, um Dom Quixote na arte paranaense”, “Prêmio Marcantonio Vilaça” e “Valdir Cruz - IMAGO – o olhar do sabiá”. Esta última reúne três ensaios realizados no Paraná pelo fotógrafo Valdir Cruz. “Catedral Basílica de Nossa Senhora dos Pinhais”; “O caminho das águas” e “Guarapuava”, que formam um conjunto potente de imagens urbanas e rurais do Estado, registrado em formato analógico, com sofisticadas técnicas de impressão.

Quem visitar o Museu de Arte Contemporânea do Paraná poderá contemplar a exposição “Gravuras – Poéticas e Técnicas diversas | Mostra do Acervo”, que tem caráter didático sobre a técnica da gravura e o início da gravura de arte no Brasil e no Paraná.

Serão apresentadas obras de renomados artistas como Poty Lazzarotto, Darel Valença, Lívio Abramo, Orlando da Silva, Renina Katz entre outros. E também “Daniel Duda | Vídeos e outros objetos digitais”. A exposição tem o objetivo de mostrar os diálogos que existem entre o real e o artificial, a partir da construção de imagens que transitam entre o meio digital e a concretude física.

No Museu Paranaense poderá conhecer um pouco da história da primeira escola de artes do Paraná na exposição “Memória: 130 anos do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro”.

Também será possível apreciar as exposições “Igrejas Ucranianas no Paraná”, “Vestígios: registros do andar e da memória da cidade” e “Voracidade/Sustento – Coletivo Kókir”, mostra que estabelece um diálogo entre arte contemporânea, cultura material e cidade.

Além das exposições permanentes “Vistas do Brasil”, “Coleção de Moedas Romanas do Museu Paranaense”, “Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Imagens de um Lar”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Indústrias Paranaenses”, “Escultura Arma em nó” e “Baixo relevo | O último túnel”.

O Museu do Expedicionário apresenta a exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial (1939/1945). Os visitantes têm acesso a diversos materiais históricos – documentos, objetos, fotografias, filmes, mapas, livros, ilustrações – que mostram a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial.

No Museu da Imagem e do Som do Paraná o público terá contato com as reservas técnicas, áreas até então inacessíveis ao olhar do visitante, e poderá conferir exposição fotográfica de Guilherme Glück, que registrou a Lapa entre os anos 1920 e 1960. No primeiro andar, o visitante fará uma imersão no acervo tridimensional, composto por câmeras fotográficas e filmadoras, moviolas, gravadores, televisores, rádios, vitrolas e projetores. Além da exposição “De Perséfone à Catrina: a mulher e o seu Divino”, que retrata o papel da mulher na sociedade contemporânea.

Mais informações: www.cultura.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário