quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Orquestra de Câmara da Cidade e Osvaldo Colarusso apresentam "Tempestade e Ímpeto"

Osvaldo Colarusso é o regente do próximo concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, na sexta-feira (16), às 20h, e sábado (17), às 18h30. Com o tema “Tempestade e Ímpeto” (“Sturm und Drang”), os concertos apresentam obras de Joseph Haydn com o acompanhamento de Estefan Iatcekiw ao piano solo. O espetáculo conta ainda com os comentários do maestro, que traz ao longo do concerto informações para melhor apreciação do programa.
Compostas pelo austríaco Joseph Haydn (1732-1809), as obras executadas nesse concerto foram escritas entre as décadas de 1760 e 1770, e entende-se como as mais experimentais de sua vida, as sinfonias que ficaram conhecidas como “Sturm und Drang”. Duas delas estarão no programa, a “Sinfonia do Adeus” e a “Sinfonia Fogo”. No programa está também “Concerto em Ré Maior”, originalmente pensado para cravo ou fortepiano, mostra o quanto Haydn se identificava com Mozart.
Com um currículo apreciável, o pianista prodígio Estefan Iatcekiw, de 12 anos, acompanha a Orquestra. Em 2014, Estefan conquistou o 1º lugar no X concurso de piano “Profª Edna Bassetti Habith". Na sequência, recebeu o 1º lugar no concurso cacional de piano “Souza Lima”. No ano passado, obteve o prêmio de Hours Concours, também conseguiu o 1º lugar no concurso nacional “Mackenzie” e no concurso internacional Rachmaninov (Alemanha), quando foi aclamado como o melhor pianista a interpretar peças do compositor russo.

O maestro - Nasceu em 1958 na cidade de São Paulo. Estudou trompa com Enzo Pedini na escola municipal de música e posteriormente regência com Eleazar de Carvalho. De 1976 a 1980 estudou composição com Michel Philippot, no Brasil e na França. Posteriormente aperfeiçoou-se em regência de orquestra com o Maestro russo Genady Roshdestvensky na Accademia Chiggiana de Siena.
Nesses seus mais de 500 concertos regidos, Colarusso já atuou com solistas como Mikhail Rudi, Nelson Freire, Vadim Rudenko, Arnaldo Cohen, Arthur Moreira Lima, Gilberto Tinetti, Marco Antonio de Almeida, Dang Thai Son, David Garret e Miha Pogagnick. Osvaldo Colarusso já atuou nos principais Festivais de Musica do País: Campos do Jordão, Curso de Verão de Brasília e Festival de Música de Londrina, do qual foi diretor artístico. O repertório de Osvaldo Colarusso é extremamente vasto, com destaque para os grandes clássicos do século XX. Regeu primeiras audições mundiais de obras de José Penalva, Livio Tragtemberg, Ricardo Tacuchian e Ernest Widmer, entre muitos outros. Realizou primeiras audições brasileiras de obras de Hindemith, Arnold Schoenberg, Anton Webern, Michel Tippet e B. A. Zimmerman. Na temporada de 2005, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regeu a primeira montagem brasileira de “Erwartung” de Arnold Schoenberg, e do mesmo autor regeu Pierrot Lunaire, no Festival de Lenzburg, na Suíça. Continuando a atuar com convidado das mais importantes orquestras do país. Além de atuar como regente, desenvolve atividades como produtor e apresentador de programas de Música Clássica na Emissora Estadual do Paraná e mantém uma classe de Harmonia e Análise.

Esta apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba tem ingressos custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia) que podem ser obtidos na bilheteria ou no site Alô Ingressos: http://bit.ly/venda1609.

Nenhum comentário:

Postar um comentário