segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas é encaminhado para a Câmara Municipal

As diretrizes das políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas foram encaminhadas pela Prefeitura de Curitiba como projeto de lei à Câmara Municipal de Curitiba na última quinta-feira (1º). Entre os principais pontos do documento estão a democratização do acesso ao livro e aos diversos suportes de leitura; a formação de mediadores de leitura e o fortalecimento das ações de incentivo; a valorização da leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional; o desenvolvimento da economia do livro e o estímulo à criação e circulação da produção literária.
Para a construção do PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas -  foram realizados debates com a articulação do poder público e da sociedade civil nos últimos anos. Em outubro de 2014, Curitiba promoveu a conferência Novas Perspectivas para as Políticas Públicas de Leitura no Brasil, com a presença de autoridades no assunto.
Após mais de 30 encontros realizados para estudos, discussões, reuniões institucionais e redação do Plano, a Comissão do PMLLLB apresentou uma proposta preliminar de texto para projeto de lei na II Conferência Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, em setembro de 2015.
A comissão, composta por 46 participantes entre mediadores de leitura, bibliotecários, professores, editores, estudantes, pesquisadores, entre outros, acolheu ainda as contribuições da comunidade para finalizar o texto preliminar da lei que agora segue para votação na Câmara Municipal de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário