terça-feira, 17 de janeiro de 2017

“Síndrome de Chimpanzé” usa ficção científica para abordar conflitos humanos na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 20 a 22 de janeiro, a comédia “Síndrome de Chimpanzé”, estrelada por elenco do grupo Foguetes Maravilha, do Rio de Janeiro. Em cena, os atores Felipe Rocha, Renato Linhares e Marina Provenzano formam a tripulação de astronautas russos que se vê isolada numa distante estação espacial quando uma catástrofe global extermina a humanidade. Daí por diante, eles têm que administrar os recursos que se esgotam pouco a pouco, tentando manter a lucidez em um cotidiano invadido por delírios e acidentes que ameaçam sua existência.
“Síndrome de Chimpanzé” tem nos filmes de ficção científica dos anos 1970 o ponto de partida para uma odisseia através de aspectos que nos tornam humanos – os medos, os desejos, as esperanças, as obsessões. Espetáculo também traz referências a filmes como “Solaris”, “A Última Esperança da Terra”, “Barbarella”, “2001, Uma Odisseia no Espaço” e “Planeta dos Macacos”.
O tema da aventura espacial é um pretexto para falar do que nos é próximo – a necessidade que temos do outro, as dificuldades nos relacionamentos, a consciência de que somos mortais. Os astronautas encurralados em uma estação espacial também podem ser vistos como um casal fechado em uma relação que se esgotou. E a própria viagem aos confins do sistema solar é uma viagem íntima, de reconhecimento da própria identidade, com seus limites e possibilidades”, contextualiza o autor e diretor Alex Cassal.
Espetáculo explora as trocas de papéis e interpretações múltiplas e leva o espectador ao envolvimento e à reflexão. “A peça explora dramaturgicamente a subjetividade da memória, das emoções e dos desejos, propondo que cada espectador faça suas próprias conexões e encontre os fios que vão conduzi-lo através da história. Não como um enigma, mas como uma trajetória que oferece caminhos diversos. É um espetáculo que busca atualizar o nosso olhar sobre as relações que estabelecemos, questionando nossos códigos e estatutos”, destaca o ator Felipe Rocha.

Indicadas para maiores de 16 anos, as encenações de “Síndrome de Chimpanzé” acontecem sexta-feira e sábado, às 20h; domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário