sexta-feira, 10 de março de 2017

Exposição “Negros do Paraná”, na SEC, encerra na próxima semana

Esta é a última semana para visitar a exposição fotográfica “Negros no Paraná – Aspectos da cultura negra no Estado”, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. A mostra, em cartaz desde 7 de dezembro do ano passado, encerra na próxima sexta-feira, 17 de março. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
A exposição é resultado de uma pesquisa de campo feita pela fotógrafa documentarista Fernanda Castro em 38 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Paraná, enfatizando a vida familiar, o trabalho e a devoção religiosa.
Composta por 19 fotografias no formato 50 x 70 cm; 4 fotografias no formato 100 x 150 cm; 2 fotografias 60 x 80 cm; 5 painéis de textos, legendas e plotagens. Com obras do acervo do Museu Paranaense, a mostra foi concebida para ser uma exposição itinerante.
A exposição tem curadoria do diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, e expografia de Rita Solieri Brandt e Adriana Salmazo Zavadniak, responsável também pelo design gráfico. A montagem é de Ellen Nascimento e Tatiana Takatuzi. E os textos poéticos de Zeca Corrêa Leite.

SOBRE A FOTÓGRAFA - Fernanda Castro atuou como repórter fotográfica nos jornais O Estado do Paraná, Correio de Notícias e Gazeta Mercantil. Participou de exposições no Brasil, no Uruguai, na França e na Alemanha. Premiada em diversos salões, suas fotografias integram importantes acervos, como o do Museu Oscar Niemeyer e do Museu Paranaense, em Curitiba, e do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Publicou o livro Comunidades do Feixo e da Restinga: herança dos afrodescendentes da Lapa. Participou do grupo de trabalho Clóvis Moura como documentarista do mapeamento das comunidades negras no Estado do Paraná. Integrante da Secretaria de Estado da Comunicação Social, atualmente faz parte da equipe do Museu Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário