quarta-feira, 19 de abril de 2017

A partir desta quinta, três dias de culturas tradicionais em Antonina

As expressões populares do Paraná ganham um festival com três dias de programação em Antonina. A Olaria Projetos de Arte e Educação realiza "Tocadores - Encontro de Tradições", que visa apresentar ao grande público as variadas culturas, etnias e regiões do estado. O evento acontece entre os dias 20 e 22 de abril, concentrado na Praça Coronel Macedo no Centro Histórico de Antonina e arredores, com atividades das 9h até as 21h. Promovendo atividades como dança, música e artesanato, "Tocadores" desenvolve um ambiente ideal para a troca de experiência entre comunidades. A programação é inteiramente gratuita, com curadoria de Lia Marchi e produção de LM Stein. Mais informações no site: http://www.encontrodetradicoes.com.br/
Este é um projeto antigo, fruto das minhas andanças pelo Paraná ao lado do produtor LM Stein”, comenta Lia. Os dois registraram tradições do estado por 18 anos, revelando comunidades que vivem realidades paralelas, ainda que se sintam isoladas, com dificuldade em mostrar suas culturas. “O evento foi pensado tanto para oportunizar que o público em geral conhecesse estas riquezas da tradição, quanto para permitir que as comunidades se encontrem, conversem e pensem o futuro”, explica a curadora do Tocadores.
Na feira, haverá 15 barracas de mestres, comunidades e grupos populares, que levam a produção artesanal para que as pessoas entrem em contato direto com os criadores. “Em muitos casos, o público terá a oportunidade de ver ali no evento o processo de produção dos produtos e conversar com quem faz de fato, saber a realidade destes artesãos, e desta forma adquirir produtos com toda história e tradição”, afirma Lia. Estarão disponíveis bijuterias de couro de peixe da Cooperativa das Marisqueiras de Antonina, pessânkas da Cooperativa de União da Vitória, instrumentos e peças da cultura caiçara da Associação Mandicuera de Paranaguá, produções de artesãos da Lapa, além de cerâmicas, arte indígena, bordados, vime, palha e lã, entre outros.

Fandango - Doze grupos tradicionais do Paraná se reúnem no Tocadores, em variada programação. Valorizando o Fandango, as três datas contarão com bailes dos Grupos Mestre Brasílio e Pés de Ouro, danças ucranianas com o grupo Spomen de Mallet, Folia de Reis com os Mensageiros da Paz de Londrina, Romaria do Divino de Paranaguá, Congada Ferreira da Lapa, Boi de Mamão e representações de aldeias indígenas e da cultura afro. Acontecem também doze oficinas ligadas às expressões populares, além de Fandango, opções como Máscaras de palhaço, Coroas de Congada, Pessânkas, Estandartes, Mandalas, Casa de Farinha e Ervas tradicionais, entre outras.
Outra tradição confirmada são os cortejos pela cidade, com apresentação de grupos artísticos em importantes monumentos históricos. Exibição de filmes e exposições também terão espaço no evento. Três encontros para articulações de comunidades tradicionais do Paraná complementam a programação.


A Olaria - Criada em 1999 em Curitiba, a Olaria Projetos de Arte e Educação busca desenvolver e participar de projetos artísticos e educacionais. O foco de seus trabalhos envolve culturas populares, patrimônio cultural, educação pela arte e música e dança tradicionais. A cineasta, pesquisadora, professora e produtora Lia Marchi fundou a Olaria após quase uma década de trabalhos culturais. Entre outros trabalhos, Lia já fez documentários que revelam tradições populares, desde o Boi de Mamão até as benzedeiras no interior do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário