terça-feira, 25 de abril de 2017

No TEUNE, um Pirandello que o Brasil não conhece

“Três vezes Pirandello. Tragédia, drama, comédia”. Esse é o nome do mais novo espetáculo do Grupo Arte da Comédia. A trupe paranaense, que já tem dez anos de trajetória consagrados por premiações diversas, é dirigida por Roberto Innocente, italiano de Padova radicado em Curitiba e que já desenvolveu trabalhos com Dario Fo e Carlo Boso em sua terra natal. A montagem reúne em três atos três obras do dramaturgo siciliano, duas delas inéditas no Brasil. A peça terá três sessões neste fim de semana, no TEUNE, e segue com apresentações em municípios da Região Metropolitana entre os meses de maio e junho.
De acordo com o diretor artístico do Arte da Comédia, o Brasil ainda conhece pouco a obra de Pirandello. “Ele foi, sem dúvida, o maior dramaturgo italiano do século passado e parte expressiva dos brasileiros ainda conhecem apenas a obra Seis personagens em busca de um autor. Com este projeto, queremos dar aos paranaenses a possibilidade de ter um contato mais profundo com a vida e a obra deste autor tão importante”, enfatiza Innocente.
Os textos traduzidos e adaptados por Roberto são: “O homem da flor na boca”, “A certidão” e “Cecé”. Na montagem do Arte da Comédia, o diretor intercalou trechos dessas três obras por meio de diálogos imaginários com o próprio Pirandello acompanhados por um repertório musical tipicamente siciliano. “Demos ao espetáculo um clímax mediterrâneo, próprio da Sicília, contexto original das peças de Pirandello”, explica o diretor.
Cada uma das apresentações realizadas em Curitiba será antecedida por um bate-papo sobre a vida e a obra de Pirandello, o período histórico de sua produção artística e o estilo de interpretação naturalista. As sessões acontecem de sexta a domingo - dias 28, 29 e 30 de abril -, às 20h, no TEUNE (UFPR, 2º andar, Praça Santos Andrade). 
O projeto é produzido por Joseane Berenda, conta com o incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná, o patrocínio da Copel e o apoio do Palavração (Cia de Teatro da UFPR). A entrada é franca (retirada 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do espaço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário