segunda-feira, 12 de junho de 2017

Museu Oscar Niemeyer lança catálogo da exposição Irmãos Campana

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove nesta terça-feira (13), a partir das 17 horas, mesa-redonda, palestra e lançamento do catálogo da exposição “Irmãos Campana”. Os eventos serão no Auditório Poty Lazzarotto e têm entrada gratuita. O auditório tem capacidade para 340 pessoas e a entrada será feita por ordem de chegada até lotação.
Na mesa-redonda serão discutidos o design e o trabalho dos Campana. Haverá participação da professora do Departamento de Desenho Industrial, cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nas áreas de Teoria e História do Design e Semiótica, Lindsay Cresto; e da professora do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da UTFPR, Marilda Lopes Pinheiro Queluz. A mediação será feita pelo curador do MON, Agnaldo Farias.
O tema será sobre as interações entre arte, design, tecnologia a partir de uma perspectiva da história do design e uma contextualização da obra dos Campana no design brasileiro. “A exposição nos convida a conhecer a obra dos designers a partir do mobiliário, destaque na exposição, e de outros objetos variados, estimulando o diálogo entre a arte e o design”, diz Lindsay Cresto.
Na sequência, às 19 horas, os designers Humberto e Fernando Campana falarão sobre os 34 anos de carreira, processo criativo, entre outros assuntos. O catálogo da mostra “Irmãos Campana”, produzido pelo MON, estará à venda no chão de vidro, em frente ao auditório, a partir das 16h30. A publicação, com 216 páginas, contém obras da exposição e textos críticos sobre os designers. Depois, estará disponível para venda na MON Loja.
A mostra “Irmãos Campana”, com curadoria de Consuelo Cornelsen, inédita e elaborada especialmente para o espaço expositivo, o Olho, inaugurou dia 27 de abril e recebeu cerca de 25 mil pessoas em um mês de exibição.
Reúne obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra; além de peças do início da carreira, como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989); até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok.
A obra dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, tornando preciosos os materiais do dia a dia, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.

SOBRE AS PROFESSORAS - Lindsay Cresto é designer de Produto pela UFPR (2001), especialista em Design de Móveis pela UTFPR (2005), mestre em Tecnologia pela UTFPR (2009) e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR), articulando estudos com ênfase nas relações entre design, cultura material e representações de gênero na decoração de interiores domésticos.
Docente dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, nas áreas de Teoria e História do Design e Semiótica.
Sua dissertação de mestrado intitulada “A re-significação da relação entre design e tecnologia na obra dos Irmãos Campana”, trata de questões específicas da relação entre design e tecnologia, questionando o determinismo tecnológico em visões sobre design e a produção dos Irmãos Campana.
Marilda Lopes Pinheiro Queluz possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Atualmente é professora do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, e seus interesses de pesquisa aproximam-se dos seguintes temas: design, tecnologia e cultura; história da arte brasileira; história das artes gráficas e humor gráfico (caricatura e quadrinhos).

Mais informações: 3350-4400 ou museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário