segunda-feira, 24 de julho de 2017

Benjamin Existe faz homenagem ao folk americano em show solo na Caixa Cultural

A música é focada na simplicidade e busca uma relação direta com a natureza, trazendo letras contundentes que falam da transformação das relações humanas através da política. O folk chegou a ser entre os anos 40 e início dos anos 60 um gênero presente nas paradas de sucesso em todo mundo e tendo como instrumento principal o violão. Até que vieram os Beatles... Somente nos anos 2000, o gênero renasceu nas paradas, com artistas de forte presença de mercado em todo mundo. Neste ressurgimento, o Brasil tem dado sua contribuição com artistas como Benjamin Existe. O músico se apresenta pela primeira vez em Curitiba, dentro do projeto Solo Música, na Caixa Cultural, nesta terça-feira (25), às 20 horas.
Benjamin Existe preparou para este show solo um histórico sobre o folk, abordando a música de alguns dos principais compositores dos Estados Unidos: Woody Guthrie (1912-1967), Pete Seeger (1919-2014), Bob Dylan (1941), Paul Simon (1941), J.C.Frank (1943-1999), Tim Buckley (1947-1975) e Tom Petty (1950). Benjamin mostrará também músicas próprias neste show, ele que compõe em inglês. A ideia do show partiu do produtor Alvaro Collaço. “Produzir um recital de folk no Solo Música era desejo antigo e Benjamin Existe traz em seu trabalho toda a tradição do gênero”, diz ele, que programou o recital bem antes de Dylan ser anunciado vencedor do Nobel de Literatura e  Ed Sheeran ter confirmado o show em Curitiba. “Estas coisas só revelam que a o folk está vivo, que consegue traduzir os tempos atuais e que não é apenas um bom retrato sonoro dos anos 50 e 60”, explica Collaço. Benjamin Existe é a prova disso. O músico assinou contrato com a Som Livre e está em ascensão em sua carreira musical.

Projeto na internet - Benjamin Existe é desde 2008 o nome artístico do cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical Diego Oliveira, baiano de Vitória da Conquista. O projeto “Benjamin” levou o músico a compor letras em inglês e apostar na internet como meio de veiculação de seu trabalho, com o lançamento do EP “Live From A Dead Room - A One Take Session”, em 2012.
Antes de existir este projeto, o músico acompanhou Pepeu Gomes em shows em Salvador, trabalhou com Wander Lee e produziu o disco “Nosso tempo” de Jânio Arapiranga, que teve participações de Elomar e Paulinho Pedra Azul. Em julho de 2014, Benjamin lançou o CD autoral “Last” através do selo M4Music e assinou contrato com a Folk Music Brazil, da produtora Juliana Guinzani. Participou, então, de projetos concebidos pela produtora, como o festival “Acústico Folk Music Brasil”, realizado em São Paulo e do programa Estúdio Show Livre, da TV Cultura.
Em 2016 ele muda o seu nome artístico para Benjamin Existe, mudança que, segundo ele, “partiu de pedidos afetuosos de pessoas que querem seguir esse trabalho online e muitas vezes não conseguem encontrar buscando apenas Benjamin”. E teve a música “All you need is time” incluída na trilha do filme “O vendedor de sonhos”, de Jayme Monjardim. Em 2017, o músico tem previsto o lançamento do seu segundo CD, intitulado “Debrief”. O recital na Solo Música marcará sua estreia em Curitiba, além da própria estreia deste recital em homenagem aos ídolos.

A apresentação de Benjamin Existe dentro da Série Solo Música, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário