quarta-feira, 5 de julho de 2017

Coro da UFPR inicia a temporada 2017 com o “Réquiem”, de Mozart

A primeira temporada de 2017 do Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) acontece de 6 a 8 de julho, às 20h30, no Teatro da Reitoria.  No repertório o “Réquiem”, de Wolfgang Amadeus Mozart, uma das mais célebres obras do compositor. Durante os três dias de concertos haverá um revezamento de solistas.
Mozart começou a compor o “Réquiem” em 1792, mas faleceu antes de concluí-lo. Seu amigo, Süssmayer, a partir de anotações, completou o trabalho. Essa é uma das suas obras mais executadas e o que chama atenção na composição é o equilíbrio e a beleza das melodias integradas ao conteúdo dos textos”, explica Alvaro Nadolny, regente e diretor artístico do grupo.
Este ano o Coro da UFPR vai apresentar três “Réquiens”: o de Mozart, nesta temporada de julho; o de Gabriel Fauré que será em outubro e de Antonín Dvorák em dezembro. O maestro explica que escolheu o “Réquiem” como tema dos concertos por se tratar de obras tecnicamente difíceis que exigem muita dedicação de cada cantor. “O objetivo é aprofundar a compreensão dos conteúdos, aprimorar a capacidade de concentração dos integrantes do grupo, bem como incentivá-los a progredir tecnicamente para a realização de obras de tamanha beleza e envergadura”, diz.
O Coro da Universidade Federal do Paraná completa 59 anos em 2017, é composto, atualmente, por 108 cantores, estudantes de música e membros da comunidade, com idades variadas. Alvaro Nadolny, que comanda o grupo há 29 anos, desenvolve intenso trabalho de pesquisa e exploração das possibilidades expressivas da voz humana. Os ensaios e concertos também contam com a participação do jovem regente Felipe Biesek, que atua no Coro da UFPR como maestro sob a orientação de Nadolny.

O Teatro da Reitoria está localizado na rua XV de Novembro, 1299 e o ingresso corresponde a 1 litro de leite longa vida ou em pó, que será doado Instituto Semeando a Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário